A Scania anunciou o lançamento do seu primeiro ônibus elétrico K 230E 4x2. O veículo, que estreia no Brasil na Latbus, já para venda e começou a ser fabricado na planta de São Bernardo do Campo (SP) em março. Agora, a Scania anunciou novo ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões para o período de 2025 a 2028. Os recursos serão direcionados em melhorias do parque fabril, bem como no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções de descarbonização.
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Dessa forma, R$ 60 milhões desses recursos seguem para a atualização da linha de montagem de ônibus. A planta de ônibus do ABC paulista hoje produz chassi de ônibus a diesel e a gás. Todavia, com os novos investimentos a partir do próximo ano começa a produzir o ônibus elétrico.
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Sobre K 230E 4x2
O chassi elétrico parte de R$ 2 milhões. Encarroçado chega a custar R$ 3 milhões. E como por ora o modelo tem apenas 20% de itens nacionalizado, não entra no Finame.
Todavia, o diretor de vendas de soluções da Scania, Alex Nucci, explica que o Scania Banco vai ampliar a sua linha de financiamento verde. Ou seja, destinado aos veículos a gás e elétricos. Por essa razão contará com taxas mais amigáveis de 0,79%, em vez das tradicionais 1,10% a 1,15% ao mês. Dessa forma, o executivo projeta vendas de 50 unidades no primeiro ano de produção.
O modelo pode receber carroceria Caio eMillenium, bem como carrocerias Mascarello, Comil e Marcopolo. Além disso, o chassi chega nas versões de 12,5 m a 14 metros com piso baixo. Ou seja, versão Padron para até 80 passageiros. A intenção é no futuro desenvolver versões articuladas e até biarticuladas do veículo.
Mas por causa dos pacotes de baterias que o veículo recebe, com opções de quatro e cinco packs, o K 230E pode atender o transporte fretamento dependendo de como for encarroçado. Do mesmo modo, pode ser encarroçado com piso alto. Porém, hoje a Scania vai se dedicar às operações urbanas.
Ainda sobre as baterias, tem autonomia de 250 a 300 km e tempo de recarga entre 150 e 170 minutos. E usam tecnologia NMC. Ou seja, níquel, manganês e cobalto, fornecida pela Northvolt, empresa sueca.
Segundo o diretor de desenvolvimento de negócios da Scania, Marcelo Gallao, essas baterias emitem 70% menos de CO2 no processo de produção. Sendo fabricadas com energia verde.
Motor elétrico é da Scania
O motor elétrico é produzido pela Scania na Suécia. Trata-se do EMC 1-2. Ou seja, um motor elétrico central e duas marchas na caixa de câmbio. Um motor com potência contínua de 230 kW (310 cv) a 1.750 rpm, com torque de 224,5 mgf de torque a 0 rpm e potência de pico de 300 kW a 1.400 rpm.
Conforme Gallao, o torque do ônibus é equivalente ao de um motor de caminhão de 400 cv. Ou seja, o ônibus nas operações em que é exigido nas cidades, vai trabalhar com folga.