São Paulo vai receber neste mês, pela primeira vez, o teste de um miniônibus elétrico com piso totalmente baixo. A Viação Pêssego, que opera na zona leste da cidade, testará o Azure9, modelo de 9 metros de comprimento fornecido pela TEVX Higer.
- VEJA MAIS:
- Implementos pesados têm alta de vendas em julho, mas ano acumula queda
- Hiace chega ao Brasil para colocar Toyota na disputa pelo mercado de vans
- Guerra planeja instalar fábrica de implementos rodoviários na Argentina
De acordo com a empresa, o objetivo é avaliar o veículo em condições reais de uso. A Viação Pêssego informa que a zona leste da capital paulista é um dos ambientes urbanos mais complexos do País, com ruas estreitas, tráfego intenso e obstáculos como valetas e lombadas. A fase inicial dos ensaios será realizada em uma linha regular da operadora. Porém, sem transportar passageiros.
“Este é o primeiro veículo mini com essa configuração disponível para testes na cidade, e estamos ansiosos para ver seu desempenho na transposição de valetas e lombadas, além da sua autonomia, que são alguns de nossos maiores desafios”, diz Joseandro Souza, representante da Viação Pêssego.
Miniônibus elétrico
Conforme dados da TEVX Higer, o Azure9 tem pacote de baterias CATL de 268 kW/h, que garantem até 250 quilômetros de autonomia. O ônibus tem piso 100% baixo, ou seja, o assoalho fica no nível da calçada, facilitando o embarque e desembarque. O modelo também traz sistema de ajoelhamento, que permite que a carroceria "deite" parcialmente do lado das portas.

Segundo a empresa, o Azuer9 pode transportar até 43 ocupantes. Além disso, a unidade avaliada pela Viação Pêssego tem recursos como ar-condicionado, vidros com proteção contra raios ultravioleta e portas USB nos balaústres e assentos. Ainda neste mês, outras operadoras paulistas também deverão avaliar o Azure9, de acordo com a TEVX Higer.
Atualizada em 3/9 às 10h17