A Prefeitura de Salvador (BA) começou os testes com o ônibus elétrico eO500U, da Mercedes-Benz, na linha B1 do BRT da cidade. O veículo circulará por 30 dias em condições reais de operação, com o objetivo de avaliar autonomia, conforto dos passageiros e desempenho em trajetos urbanos.
- VEJA MAIS:
- IA atua como aliada, mas também representa uma ameaça no combate ao roubo de carga
- Volvo passa a equipar caminhões nos EUA com airbags laterais de série
- Setor de implementos rodoviários recua 5,6%, mas Anfir vê estabilização do mercado
O ônibus testado da capital baiana possui capacidade para até 80 passageiros e 27 assentos, além de motores elétricos de 250 kW (340 cv) instalados no eixo traseiro. Entre os equipamentos do modelo estão portas USB sob os assentos, ar-condicionado de alto desempenho, piso baixo para acessibilidade, suspensão pneumática e sistema de freios regenerativos, que reaproveita energia durante as frenagens. Conforme dados do fabricante, o veículo movido a bateria tem autonomia de até 280 quilômetros.
Segundo o secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, o município está próximo de adquirir seu primeiro grande lote de ônibus elétricos. “Estamos em fase preparatória para a compra, pela primeira vez na história, de cerca de 100 ônibus elétricos, que vão compor e ampliar a frota do BRT Salvador”, afirmou.
Atualmente, Salvador opera oito ônibus elétricos e possui o maior eletroterminal de recarga pública do Brasil. Além disso, o período de testes com o eO500U integra uma série de avaliações feitas pelo município com diferentes fabricantes.
Em comunicado, a Prefeitura informou que o objetivo dessas análises é subsidiar estudos técnicos que servirão de base para a futura aquisição de veículos elétricos, que poderá ser realizada por meio de uma operação de crédito em negociação com o Banco Mundial.