A Marcopolo está lançando um sistema de retrovisores eletrônicos que substitui os espelhos. A tecnologia foi batizada pela empresa de Espelho de Reflexão Virtual (ERV). E está disponível para todos os modelos de ônibus rodoviários da Marcopolo - do Viaggio ao topo de linha Paradiso New G7. O sistema, que será oferecido como opcional, não teve o preço revelado.
O sistema da Marcopolo não é novidade. O primeiro veículo a ter a solução no Brasil foi o Mercedes-Benz Actros. Neste ano, a Audi também passou a vender o SUV elétrico e-tron com o recurso. O ERV proporciona maior visibilidade por eliminar os pontos cegos. Dessa forma, garante mais segurança para os passageiros, além de melhor dirigibilidade e menor estresse para o motorista.
O sistema é composto por câmeras de alta definição instaladas em locais que proporcionam a máxima visibilidade para o motorista. O sistema garante o mesmo nível de visibilidade seja durante o dia, à noite, sob chuva, cerração ou neblina. A tecnologia também facilita as manobras de estacionamento.
Publicidade
Coordenador de engenharia da Marcopolo, Jean Carlo Giacomel Casado conta que a posição das câmeras foi definida após um estudo detalhado. O objetivo era eliminar os pontos cegos e de visibilidade reduzida. "Assim o motorista pode dirigir com mais segurança sobretudo em situações críticas e difíceis, como sob chuva e durante a noite.”
Retrovisores da Marcopolo ampliam a segurança
As câmeras externas captam as imagens em tempo real e com alta definição. E são projetadas em duas telas. Uma está posicionada do lado esquerdo e outra no lado direito do motorista, próximo aos pontos onde ficariam os espelhos convencionais.
O controle do ERV é acionado no painel de instrumentos. É possível definir o melhor ajuste para rodar durante o dia e à noite, além dos lados esquerdo e direito. O motorista pode ainda movimentar o ângulo da tela em até 90 graus. Com isso, pode visualizar toda a lateral do ônibus.
A nova tecnologia ERV também resultou na mudança de posição do suporte externo das câmeras dos lados esquerdo e direito. Isso permitiu reduzir o tamanho conjunto para a frente do veículo. Com a diminuição das dimensões, as manobras em espaços reduzidos ficaram mais fáceis.
“Mantivemos a identidade visual dos modelos Marcopolo, elemento de destaque no DNA da linha New G7, conciliando ganhos de manobrabilidade e aerodinâmica”, explica do coordenador de design da Marcopolo, André Lucena Perondi.