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Retrospectiva 2023: setor de ônibus aposta em novas tecnologias

O setor de ônibus vem apostando alto no lançamento de modelos menos poluentes; elétricos estão entre os destaques

Andrea Ramos

31 de dez, 2023 · 7 minutos de leitura.

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Retrospectiva 2023: Setor de ônibus aposta em altas tecnologias
Higer
Crédito:Higer
Retrospectiva 2023: Setor de ônibus aposta em altas tecnologias

Com as demandas cada vez maiores por ônibus menos poluentes, as fabricantes estão apostando em novas tecnologias. Nesse sentido, 2023 foi marcado por lançamentos focados em emissões zero. Assim, boa parte dessas novidades é elétrica.

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Sobretudo as capitais do País têm espaço para esse tipo de tecnologia. E, como em 2024 haverá eleições municipais, as prefeituras correm para renovar as frotas de ônibus urbanos. Assim, isso cria oportunidades importantes para as fabricantes. O Estradão listou as principais novidades do setor de ônibus no Brasil.


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BYD

BYD, em parceria com a Caio, desenvolveu um novo ônibus articulado 100% elétrico para cidades como São Paulo. O D11B tem chassi da BYD e carroceria feita pela Caio. Segundo as fabricantes, inicialmente o modelo foi pensado para atender as demandas do município de São Paulo.

Retrospectiva 2023: Setor de ônibus aposta em altas tecnologias
BYD D11B é um modelo articulado com propulsão 100% elétrica; Foto: BYD

O chassi D11B tem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e autonomia de até 250 Km com a carga completa. Dessa forma, seu tempo de recarga média é de até 3 horas (de 0% a 100%). Ademais, o modelo conta com piso baixo e tem capacidade para transportar 170 passageiros.


Além desse modelo, a BYD também lançou o D9W de piso baixo e suspensão a ar. O ônibus tem autonomia de 250 km.

Conforme a marca, o D9W tem dois motores elétricos de 150 kW cada. Portanto, a potência é equivalente a 402 cv. O conjunto está integrado às rodas do eixo traseiro. Além disso, há um módulo eletrônico que faz o controle de tração. O novo modelo pode receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento.

Eletra

A Eletra apresentou o e-Bus em 2023. Modelo de maior destaque da marca o ano passado. Afinal, trata-se de um ônibbus com motor elétrico para atender a categoria midi. Assim, o modelo conta com piso alto. Seu chassi é Mercedes-Benz e carroceria Caio. Já o motor elétrico e baterias são produzidos pela WEG.


Eletra
O e-Bus midi da Eletra foi lançado com piso alto. Tem chassi Mercedes-Benz; foto Eletra

Higer

O ônibus elétrico Azure A12 BR, da TEVX Higer, começou a circular em São Paulo. Mas graças ao seu comprimento de 12 metros vai poder atender outras capitais. Afinal, o modelo tem piso baixo e sistema de "ajoelhamento" da suspensão.

Além disso, no que se refere ao conforto, o ônibus tem corredores largos e rampa de acesso na porta central. Trazendo acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Além de ar-condicionado, Wi-Fi e conectores USB.


O ônibus tem autonomia de 270 km e capacidade para transportar até 85 passageiros. Seu tempo de recarga é de 4 horas.

Scania

A marca do grifo também lançou neste ano a nova geração de ônibus. Porém, com motor diesel e a gás. Sendo o diesel, exatamente o mesmo propulsor da gama Plus de caminhões. Assim, a marca dispõe dos modelos urbanos K 280 4x2, K 320 4x2 e 340 4x2. Assim como o K 320 6x2*4 urbano intermunicipal. A Scania ainda oferece os modelos K 340 4x2 e 6x2*4 com motor GNV. Do mesmo modo, para atender o transporte rodoviário de passageiros, a Scania dispõe dos modelos K 370 4x2, K 410 6x2 e K 450 e K 500 8x2.

Os novos ônibus da Série K ainda contam com o sistema ADAS, de assistência ao condutor. Ou seja, com sensores laterais de ponto cego e que alertam sobre a presença de pedestres. Se houver risco, uma luz de advertência se acende no painel e o acento começa a vibrar.


Volksbus

Volksbus lançou neste ano a sua família de ônibus com tecnologia Euro 6. Dessa forma, são oito novos modelos que se transformam em mais de 50 versões. Incluindo diferentes capacidades, distância entre os eixos, motorização, nível de equipamentos etc.

A gama de chassis é formada pelos modelos de entrada mini e micro-ônibus 8.180 R, 9.180 S e 11.180 R e S. Este último, o maior micro-ônibus do mercado, de 11 t.

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VWCO

Há ainda os modelos 15.210 S/R, 17.230 S e 17.260 S. Bem como os pesados 18.320 SL e 18.320 SH. Seja como for, a letra "R" significa que o ônibus tem suspensão metálica. Enquanto o "S" indica que o veículo conta com suspensão pneumática.

 Já as siglas "SL" são para os modelos de piso baixo, e a "SH" para os de piso alto. Com opção da suspensão a ar. Seja como for, os modelos chegam com motor Cummins ou MAN.

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