A Eletra apresenta ao mercado dois ônibus elétricos escolares. A novidade, inédita com essa tecnologia no segmento, foi desenvolvida em parceria com a Caio, dona da carroceria.
Do mesmo modo, uma das versões utiliza chassi Volkswagen de 9,6 m, com motores e baterias WEG. Assim, o modelo tem capacidade para 41 passageiros sentados e 1 vaga para cadeirante. E a autonomia gira entre 120 e 140 km, com recarga em movimento (recarga regenerativa) e ar-condicionado.
O outro modelo elétrico escolar tem chassi Mercedes-Benz de 11,3 m. Do mesmo modo, motores e baterias WEG. E capacidade para 52 passageiros e uma cadeira de rodas. Todavia, a autonomia gira entre 110 e 120 km, com recarga em movimento, e ar-condicionado acionado.
Publicidade
VEJA TAMBÉM
Volkswagen começa a produzir seu ônibus elétrico no segundo semestre
Volvo B320 é ônibus versátil com mecânica do caminhão VM
Vendas de ônibus crescem no bimestre; veja as marcas mais vendidas
Os ônibus se somam ao portfólio da Eletra
Ao longo de 2023, a Eletra apresentou ao mercado nacional sua linha de ônibus elétricos. Dessa forma, são seis modelos, desenhados para atender às diferentes características topográficas e urbanas das cidades brasileiras e latino-americanas.
Nesse sentido, o e-Trol é um trólebus produzido especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit).
Do mesmo modo, a marca oferece uma versão midi de 10 m, no chassi Mercedes-Benz. Além de outra versão elétrica de 12,1 m e 12,8 m também com chassis da estrela de três pontas. E um ônibus de 12,8 m.
Completa a gama oferecida pela Eletra o ônibus de 15 m, com chassi Scania. Assim como outro modelo de 21,5 metros articulado, com chassi Mercedes-Benz.
Vale lembrar que a linha é produzida na planta da Eletra em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
A fábrica tem capacidade de produzir 150 ônibus elétricos por mês. Ou até 1.800 por ano, podendo aumentar essa produção em 50%, dependendo da demanda.
Nesse sentido, a ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos. Cujo objetivo é posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados.