Notícias

Passageiros de ônibus rodoviários preferem internet a conforto, aponta estudo

Enquete feita com cerca de 400 passageiros revela também que 59% preferem comprar passagens em sites e aplicativos de celular

Aline Feltrin

28 de fev, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

passageiros de ônibus rodoviário
Crédito:Scania/Divulgação

Para passageiros de ônibus rodoviários, os itens mais importantes em viagens são internet a bordo e soluções de conectividade. Essa é uma das conclusões de uma enquete feita pela Embarca. Segundo o site de venda de bilhetes, cerca de 400 pessoas participaram. Conforme os dados do estudo, 32% dos participantes consideram o acesso à rede e serviços online como fundamentais. Com 24% das menções, o conforto aparece como sendo o segundo aspecto mais importante.

Além disso, os passageiros querem que o atendimento das empresas de ônibus melhore. Bem como citam a oferta de um kit viagem como muito relevante. Porém, a Embarca não revelou o que é preciso melhorar. Bem como não informou que tipo de kit deve ser oferecido.

Leia mais:

Mercedes-Benz Sprinter ganha versões até 12% mais potentes
Startup vai produzir caminhões pesados a hidrogênio
Ônibus Volvo BZL 100% elétrico chega ao Brasil em junho


Publicidade

Divulgação/Embarca

Serviço de avião

De acordo com o levantamento, a forma de comprar passagens também mudou. Ou seja, 59% disseram que adquirem bilhetes em sites ou aplicativos. Segundo o CEO da Embarca, Felipe Gulin, a digitalização é o caminho para o setor de transporte rodoviário de passageiros. “As pessoas estão adotando os mesmos comportamentos de quem viaja de avião. Ou seja, esperam por serviços como wi-fi, streaming e carregadores USB”, diz.

Seja como for, o ônibus não é o meio de transporte preferido dos participantes. Conforme o estudo, 65% preferem viajar de carro. Em seguida, os ônibus aparecem com 40,8% das preferências. Depois, vêm os aviões, com 23%.


Entretanto, 96,8% dos entrevistados disseram que já viajaram de ônibus. Além disso, 63,2% apontam o preço baixo como fator decisivo para a compra de passagens on-line. Em seguida, aparecem os quesitos confiança na empresa de ônibus e segurança. Porém, o porcentual de respostas não foi divulgado.

Busca por passageiros

A iniciativa de oferecer mais serviços digitais aos passageiros ocorre em um momento importante para o setor de transporte rodoviário. Afinal, as empresa de ônibus começam a se recuperar de perdas geradas sobretudo durante o pico da pandemia de covid-19. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Transportes Terrestres (Abrati), o aumento no número de passageiros em 2022 foi de 60%.

Porém, os números consideram apenas o primeiro semestre. Portanto, de janeiro a junho do ano passado as empresas de ônibus transportaram mais de 21,57 milhões de pessoas. Ou seja, foram cerca de 9 mil a mais do que no mesmo período de 2021.


Veja como é por dentro o Mercedes-Benz Actros Estrela Delas com banheiro, fogão e duas camas
Deixe sua opinião