Redação

08/08/2020 - 4 minutos de leitura.

Ônibus da Viação Garcia com desinfecção contra coronavírus

Ônibus da Viação Garcia passarão a receber aplicação de produto desenvolvido pela Aurratech e oferecido pela Marcopolo que neutraliza o novo coronavírus

Crédito: Marcopolo/Divulgação

Os ônibus da Viação Garcia terão em breve desinfecção contra o novo coronavírus. A novidade evita a transmissão dentro dos veículos. Batizado de FIP Onboard, o recurso é oferecido pela Marcopolo e desenvolvido pela Aurratech. A empresa é especializada em desinfecção de superfícies.

Segundo informações da empresa, a substância é utilizada para desinfecção de ambientes. A proteção age por meio de nanopartículas. O produto deve ser aplicado no salão de passageiros, cabine do motorista e bagageiro.

Continua depois do anúncio

A aplicação é simples, pode ser feita em menos de 20 minutos e garante proteção por até três dias, segundo a empresa. Na prática, uma névoa do produto é espalhada pelo ambiente (foto acima). Sua ação ocorre sem umidificar tecidos e outros tipos de revestimento. Também não interfere no funcionamento de equipamentos eletroeletrônicos.

A ação do sanitizante é imediata na inativação das bactérias e vírus, de acordo com informações da empresa. Por isso, qualquer pessoa pode entrar no veículo apenas alguns minutos após a aplicação. Ainda segundo a Marcopolo, o uso da nova solução permitirá o retorno seguro dos passageiros, que passaram a evitar viajar de ônibus por causa da pandemia.

Ônibus mais seguros

A iniciativa faz parte das ações para frear a evasão de passageiros por causa do novo coronavírus. Desde março de 2020, as empresas registram queda média de 70% nas vendas de passagens. Maio foi o mês mais crítico, com redução de 95%. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati). A rexpectativa do setor é de que a queda comece a retroceder em outubro.


A Viação Garcia é uma das cinco maiores empresas do setor de transporte rodoviário de passageiros do Brasil. Sua frota é composta por 800 ônibus que, antes da pandemia, percorriam 5,5 milhões de quilômetros por mês. A empresa opera rotas que ligam os Estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Marcopolo espera recuperação para outubro

A Marcopolo também espera iniciar a recuperação dos volumes de vendas em outubro. A encarroçadora informa que encomendas já efetivadas, especialmente de fora do País, contribuirão para a retomada do setor. A expectativa está baseada também no abrandamento do isolamento social e na reabertura gradual das cidades.

No segundo trimestre de 2020, a Marcopolo vendeu 2.335 carrocerias. Esse número representa queda de 45,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. A retração reflete a média geral do mercado. De abril a junho, foram vendidas 3.300 carrocerias no Brasil. A queda ante o segundo trimestre de 2019 foi de 43,2%.


Notícias relacionadas

Mercado

Venda de ônibus recua 27,9% no trimestre; veja o ranking por modelo

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Curiosidades

Ônibus de três andares tem TV, frigobar e apenas assentos do tipo leito