A marca chinesa TEVX Higer apresenta mais um modelo de ônibus elétrico. Desta vez, um articulado de 18 metros batizado de Azure A18BR. Assim, o lançamento complementa a linha de elétricos da fabricante que já oferecia o padrão Azure12BR e o rodoviário FE10BR.
LEIA MAIS
MP do desconto gera primeiras vendas de ônibus e caminhões 0-km
Nova lei do seguro dá maior segurança jurídica ao transportador; entenda
Scania lança caminhão a gás com 900 km de autonomia
Publicidade
Bateria do ônibus elétrico
A bateria CATL é de fosfato de ferro-lítio. Conforme a fabricante, é de última geração. E reconhecida internacionalmente por sua durabilidade e confiabilidade. Assim, tem capacidade total de 564 kWh e está distribuída em 18 packs alocados na parte traseira e no teto. E isso contribui para a distribuição do centro de gravidade do veículo. Aliás, as baterias têm garantia de oito anos ou 4.000 ciclos.
Conforme a TEVX Higer, o ônibus tem autonomia de 270 quilômetros. Contudo, o motor elétrico aliado ao estilo de condução do motorista, pode aumentar a autonomia em até 30%. Seja em descidas íngremes ou frenagens convencionais, o sistema funciona como um gerador de eletricidade. E isso proporciona energia extra. Além de elevar a autonomia do veículo.
Seja como for, o Azure A18BR vem equipado com motor DANA de 370 kw e torque de 37,7 mkgf. Assim, o propulsor tem garantia de cinco anos ou 300.000 quilômetros. Conta com freios ABS, sistema de frenagem eletrônica e controle automático de estabilidade da marca WABCO.
Conforme a Higer, a linha de ônibus elétrico Azure permite aos operadores uma economia nos custos de manutenção de até 60% com relação aos modelos a diesel. E de até 80% nos custos operacionais totais.
Percepção de conforto desde a entrada
Com capacidade para 130 passageiros, o novo ônibus elétrico tem piso totalmente plano. Por isso, oferece mais facilidade no embarque e desembarque de passageiros, conforme a fabricante. O objetivo é promover a percepção do conforto desde a entrada no veículo.
Seja como for, o ônibus tem três portas sem degraus e com duas rampas de acesso acopladas ao piso plano para passageiros com cadeira de rodas ou carrinhos de bebê. Esse itens, combinados com o conjunto de suspensão, viabiliza o 'ajoelhamento' do veículo. O que proporciona embarques e desembarques mais seguros.
Para potencializar a sensação de conforto, o ônibus tem algumas praticidades. Esse é o caso das tomadas USB posicionadas nas laterais, para quem viaja sentado. E nos balaústres, para quem vai em pé. Além disso, oferece Wi-Fi.
Outra novidade no quesito conforto são as luzes coloridas de LED que trazem o benefício da cromoterapia. Assim, proporciona mais bem-estar durante a viagem. Ademais, o veículo tem isolamento térmico em toda a carroceria. Além de um sistema de ar-condicionado sem dutos e com saídas de ar individuais nas laterais. A solução oferece um ambiente mais climatizado. Isso em qualquer estação do ano.
Ergonomia e segurança para o motorista
O posto do motorista ganhou itens para proporcionar conforto e ergonomia. Além disso, mais visibilidade e garantia de direção segura.
Assim, o assento da marca Grammer tem sistema pneumático com ajustes de altura por peso e de lombar. Além disso, tem bolsas que inflam internamente para uma posição confortável e adequada durante o trabalho. Aliás, o cinto de segurança de três pontos. E está integrado ao banco para melhor postura e segurança ao condutor.
Conforme a fabricante, o painel do motorista é digital e traz comandos eletroeletrônicos dos sistemas. Entre eles a bertura e fechamento de portas. Além de freio de estacionamento e emulador de trocas de marchas.
Da mesma maneira, os retrovisores digitais, com imagens em 360 graus que permitem visibilidade com o veículo em movimento. Bem como mais segurança durante as manobras.
O modelo ainda conta com oito câmeras internas e cinco externas. Todas integradas aos retrovisores internos digitais. Além de câmera de ré com sensor de aproximação.