Andrea Ramos

15/05/2023 - 6 minutos de leitura.

Ônibus rural leva crianças à escola e pode virar área de convivência

Criado para o programa Caminho da Escola, ônibus Iveco 15-210 pode ter refeitório, ambulatório médico e até vestiário com chuveiro

Crédito: Iveco/Divulgação

O Iveco 15-210 é o ônibus que a marca italiana criou o Caminho da Escola. Ou seja, o programa bancado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que visa garantir o transporte de alunos de áreas rurais às escolas. Conforme e fabricante, o destaque do modelo é a versatilidade. Portanto, em muitos casos também é utilizado como área de convivência.

Aliás, para encarar vias de terra, o Iveco 15-210 recebeu suspensão reforçada. Além disso, tem maior altura em relação ao solo. Conforme o diretor da Iveco Bus, Danilo Fetzner, o modelo tem atraído também a atenção de clientes do setor do agronegócio. Nesse caso, para o transporte de funcionários.

Leia mais:

Scania vai testar ônibus elétrico a baterias em São Paulo
Mercedes-Benz Arocs 10x4 autônomo tem preço de 50 Renault Kwid

Preço da fiscalização bienal de tacógrafos baixa mais de 50%

Continua depois do anúncio

Ônibus Iveco 4x4 está a caminho

O ônibus Iveco 15-210 tem PBT de 15 t e pode levar de 8 a 59 passageiros; Fotos: Andrea Ramos/Estadão

Da mesma forma, o modelo da Iveco Bus tem maiores ângulos de ataque e saída. Ademais,traz bloqueio de diferencial traseiro com acionamento automático. Conforme a marca, isso garante mais agilidade e estabilidade. Bem como contribui com a capacidade de trafegar em piso com baixa aderência, como lama e areia. Porém, não a tração é 4x2.

Conforme a marca, a versão com tração 4x4 chega em breve. Porém, a empresa não informou quando a nova opção começa a ser vendida. Seja como for, o Iveco 15-210 tem bastante força para encarar desafios na terra. O motor FPT 4.5 gera 206 cv de potência e torque de 73 mkgf a partir das 1.350 rpm. O câmbio é Eaton FSB 5406, manual de seis velocidades.


Ambulatório, vestiário ou refeitório

A versão das fotos dessa reportagem tem base avançada. Assim, tem oito lugares convencionais mais espaço para o transporte de passageiros com mobilidade reduzida. Para isso, traz plataforma elevatória que permite o embarque e desembarque em uma poltrona dedicada. Além disso, tem mesas de reunião ou para refeições, bem como bebedouro, pia e geladeira.

Da mesma forma, há uma área, com maca fixa, que pode funcionar com ambulatório. Assim como há armário para medicamentos, por exemplo. Na unidade fotografada, também há banheiro. Ou seja, o modelo pode ser transformado em um veículo de apoio avançado. Bem como em espaço de convivência, de acordo com a necessidade.

Conforme a Iveco, outra opção de personalização é o de vestiário, e com chuveiro. Porém, se o objetivo é apenas o transporte de passageiros, o ônibus pode levar até 59 pessoas. Afinal, o ônibus tem peso bruto total (PBT) de 15 toneladas. Ou seja, pode receber vários tipos de opções de personalização.


O ônibus da Iveco ainda pode se tornar um espaço de convivência e área externa

Energia própria

Outro destaque é a possibilidade de o ônibus receber gerador de energia. Assim, permite a utilização de vários tipos de equipamentos elétricos a bordo. Da mesma forma como toldo, mesas e cadeiras. Dessa forma, dá para criar um espaço na parte externa para refeições ou atendimento para prestação de serviços, por exemplo.

Aliás, vale destacar que, mesmo com todos esses atributos, o Iveco 15-210 é relativamente compacto. Ou seja, tem 8,78 metros de comprimento e 2,50 m de largura. Assim, é ágil e fácil de manobrar em espaços reduzidos. É o caso de plantações e áreas florestais, por exemplo.


Estradão está no Instagram, confira!

Notícias relacionadas

Notícias

Comil apresenta linha 2025 do Campione HD Invictus

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba