O ônibus Mercedes-Benz O302 foi um dos destaques da Copa do Mundo de 1974. Afinal, transportou 16 seleções. No Mundial, Rinus Michels, técnico da Holanda, também brilhou. A seleção voltou ao torneio após 36 anos e foi a vice-campeã. A Alemanha, país-sede, levou a taça. A Polônia ficou em terceiro lugar e o Brasil, em quarto. O evento ainda marcou a estreia do cartão vermelho.
Seja como for, após 48 anos a Assim, o ônibus Mercedes-Benz volta a brilhar. O monobloco é uma das atrações da exposição no museu da marca, em Stuttrgat, na Alemanha. A mostra faz parte de uma série batizada de “close Up”, ou vista de perto, em tradução livre. Dessa forma, a companhia pretende contar, por meio de episódios, a história de veículos.
VEJA TAMBÉM
Busca por ônibus rodoviário cresce no Brasil, mas faltam motoristas
Segundo a empresa, o O302 exposto é igual ao utilizado pela seleção da Alemanha Ocidental. Isso fica claro pela pintura personalizada com as cores da bandeira do país que venceu a Copa de 1974. Além disso, há o logotipo WM 74, alusivo ao Mundial, e a inscrição BR Deutschland, ou República Federal da Alemanha. Porém, trata-se de uma réplica.
Publicidade
Personalização
O vidro traseiro do ônibus Mercedes-Benz também tem o desenho de uma bola de futebol estilizada. Assim como dos mascotes da seleção da Alemanha, Tip e Top.
Vale dizer que todas as seleções eram transportadas por unidades do O302. Portanto, cada um desses ônibus Mercedes-Benz tinha a carroceria personalizada com o nome e cores dos países participantes. Bem como a bandeira das respectivas seleções estampada no teto.
Os passageiros dos ônibus contavam com banheiro a bordo. No da Seleção da Alemanha, o revestimento dos bancos é em tons vermelho e laranja. Além disso, a capa dos apoios de cabeça é personalizada. Um item que não faz sentido atualmente são os cinzeiros - um em cada assento. Sobretudo por se tratar de um veículo para transporte de atletas.
Ônibus Mercedes-Benz exposto é réplica
Por sua vez, o banco do motorista tem sistema de amortecimento. A boa visibilidade é garantida pelo amplo para-brisa bipartido. Além disso, na parte dianteira há um assento que, provavelmente, era utilizado pelo técnico do time, Helmut Schön ou seu auxiliar, Jupp Derwall. Ou mesmo pelo então capitão, Franz Beckenbauer. O que se sabe é que cada jogador tinha seu próprio banco.
Após a Copa de 1974, marcada pelo bicampeonato da Alemanha, os ônibus das 16 seleções passaram a fazer viagens de rotina. Portanto, com o tempo alguns traços desapareceram. Por isso, o O302 exposto no Museu da Mercedes-Benz não é o original, mas uma réplica.
História
O ônibus Mercedes-Benz O302 foi lançado em 1965. Desde então até o fim da linha, em 1976, foram vendidas mais de 32 mil unidades. De acordo com a marca, esse sucesso é resultado de vários fatores. Entre eles estão a boa velocidade de cruzeiro, nível de conforto proporcionado pela suspensão e a facilidade de condução.
Além disso, o O302 foi um dos primeiros ônibus do mundo a ter ar-condicionado instalado de fábrica. Da mesma forma, a suspensão pneumática passou a vir de série em 1971. No total, eram oferecidas quatro opções de motores a diesel de seis cilindros com aspiração natural. As potências iam de 126 cv a 240 cv.