A empresa espanhola Irizar anunciou uma conquista significativa. Com seu ônibus i6S Efficient Hydrogen completou um trajeto de 2.500 km entre Ormaiztegi (Espanha) e Briançon, nos Alpes Franceses. Uma viagem que se torna um marco. Afinal, o ônibus percorreu a maior distância com motor movido a hidrogênio na Europa.
Ou seja, durante o percurso o veículo atingiu uma autonomia de 900 km sem abastecer. Além disso, o reabastecimento em bombas de hidrogênio ocorreu em menos de 20 minutos. Dessa forma, a empresa também mostrou a eficiência nas bombas de hidrogênio.
- VEJA MAIS:
- Iveco registra mais de 10 mil ônibus entregues ao Programa Caminho da Escola
- Scania quer crescer 15% em serviços com foco no segundo dono do caminhão; entenda
- Venda de ônibus no Brasil supera 6 mil unidades em 2025; veja o ranking
O ônibus partiu do município espanhol, onde fica a sede da Irizar. E seguiu em direção ao seu destino, passando por várias cidades com rotas de aclives, bem como algumas acidentadas. Para se ter uma ideia, uma rota conta com elevação de mais de 1.400 metros. O que permitiu à engenharia da marca avaliar o desempenho do veículo nessas condições.
Pronto para produção em série

Vale lembrar que o ônibus apareceu pela primeira vez na Feira Internacional Busworld em 2023. Sua tecnologia baseia-se em um processo de eletrólise realizado na célula de combustível. Assim, gera a energia necessária para a tração.
Dessa forma, o veículo é equipado com um motor elétrico de 510 cv integrado a uma caixa de câmbio de três velocidades. Os principais componentes são desenvolvidos e fornecidos por parceiros europeus.
A Irizar já confirmou que o i6S Efficient Hydrogen está pronto para produção em série. E a empresa também anunciou que está trabalhando em vários projetos relacionados à tecnologia do hidrogênio.