O setor de transporte coletivo urbano começa a receber reforços importantes para reduzir a emissão de poluentes no Brasil. Atualmente, quatro marcas - BYD, Higer, Mercedes-Benz e Volvo têm ônibus elétricos articulados prontos ou em fase de testes para atender sistemas de alta capacidade, como BRTs, sigla em inglês de Transporte Rápido por Ônibus. Porém, apenas a Volvo oferece uma versão biarticulada elétrica. Vale lembrar que a Mercedes-Benz lançará seu primeiro articulado elétrico no País em 2026.
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Volvo estreia biarticulado elétrico no mundo em Goiânia
Seja como for, Goiânia vai ser a primeira cidade do mundo a ter uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos em serviço regular. A iniciativa é resultado da parceria da Volvo com a GreenMob Capital, que viabilizou a compra de 21 chassis do modelo BZRT. Segundo a empresa, são 16 articulados e cinco biarticulados feitos na fábrica da marca sueca em Curitiba.

Nesse sentido, as primeiras unidades do biarticulado já estão prontas. Conforme informações da Volvo reveladas ao Estradão, a entrega do lote está programada para novembro. Os ônibus vão circular no serviço de BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Em seguida, também vão operar o BRT Norte-Sul. Com zero emissões e baixo nível de ruído, os ônibus biarticulados podem transportar até 250 passageiros. Para comparação, um modelo articulado leva até 180 pessoas.
Mercedes-Benz prepara articulado elétrico para 2026
Apresentado na LatBus 2024, o Mercedes-Benz eO500UA está em fase de desenvolvimento e testes no Brasil e na Alemanha. De acordo com a fabricante, o modelo tem 18 metros de comprimento e piso baixo. Além disso, é equipado com motor elétrico central CeTrax2 CX332 e baterias NMC3 que garantem autonomia de até 300 km ao transportar 120 passageiros.
O novo ônibus elétrico vai ser produzido na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo. Segundo a marca, a meta também é exportar o modelo para outros mercados da América Latina. Todavia, a fabricante informa que a viabilidade da operação de ônibus elétricos depende de fatores como infraestrutura de recarga, linhas de crédito para financiamento e políticas públicas adequadas.

Seja como for, apesar de o eO500UA ainda não estar pronto, a Mercedes-Benz já negociou mais de 100 unidades do veículo. E todos a empresas de transporte urbano da cidade de São Paulo. Porém, os valores estimados ainda não foram divulgados.
BYD oferece duas opções de articulados elétricos
A BYD atua com dois modelos de piso alto e baixo, destinados a operações de BRT e transporte urbano de grande fluxo. Dessa forma, dispõe do D11A, de piso alto e 23 metros, e do D11B, de piso baixo e 22 metros. Os veículos utilizam motores elétricos integrados nas rodas, suspensão pneumática e freios regenerativos. Ambos têm autonomia de até 250 km e capacidade para transporte de passageiros em larga escala, com operação silenciosa e livre de emissões.

Higer aposta no Azure A18BR com autonomia de 270 km
Por fim, o Azure A18BR, da Higer, é um articulado de piso baixo total, 18,7 metros de comprimento e capacidade para 131 passageiros. Equipado com motor DANA TM4 de 258 kW, oferece até 30% de regeneração de energia e recarga completa em até 3,5 horas.
Todavia, como diferencial, o modelo prioriza acessibilidade. Assim, entrega conforto e conectividade, com portas duplas, rampa de acesso, ar-condicionado, Wi-Fi e entradas USB em todos os assentos.

Ficha técnica dos ônibus elétricos articulados e biarticulados no Brasil
Modelo | Tipo | Motorização | Autonomia | Capacidade de passageiros |
Volvo BZRT Articulado | Articulado | 2 motores elétricos de 200 kW (400 kW totais) | até 300 km | 180 |
Volvo BZRT Biarticulado | Biarticulado | 2 motores elétricos de 200 kW (400 kW totais) | até 300 km | 250 |
Mercedes-Benz eO500UA | Articulado | Motor central CeTrax2 CX332 (544 cv) | até 300 km | 120 |
BYD D11A | Articulado | Motor elétrico BYD 2912TZ-XY-A integrado nos eixos | até 250 km | n/d |
BYD D11B | Articulado | Motor elétrico BYD 2912TZ-XY-A integrado nos eixos | até 250 km | n/d |
Higer Azure A18BR | Articulado | Motor DANA TM4 (258 kW) | 270 km | 131 |