A fabricante lituana Dancer Bus começa a vender na Europa o Dancer. Trata-se de um ônibus elétrico com carroceria feita de material reciclado. Segundo a empresa, a maior parte é de plástico retirados do mar. Além disso, o ônibus elétrico chama a atenção pelo desenho e as tecnologias eletrônicas.
Conforme a Dancer Bus, as formas da carroceria garantem maior eficiência aerodinâmica. Nesse sentido, o formato da dianteira e traseira é abaulado. Ou seja, como não existem "cantos vivos", há menos resistência ao ar. Como resultado, isso contribui com a autonomia, que chega a 530 km.
LEIA MAIS
Hyundai HR 4WD fica R$ 10 mil mais barato; veja o novo preço
Primeiro caminhão feito no Brasil; como era a tecnologia
Caminhões com nomes de animais; confira os mais famosos
Publicidade
Ônibus elétrico pesa menos de 9 t
Colabora com isso a tara, de 8,6 toneladas. Para comparação, um ônibus convencional do mesmo tipo tem peso de cerca de 12 t. Assim, faz todo sentido que o sistema de propulsão seja 100% elétrico. Afinal, mesmo com as baterias o peso é menor que o de ônibus com carroceria de metal, por exemplo.
Segundo a Dancer, seu ônibus 100% foi lançado na Lituânia em 2020. Naquele país, o modelo utiliza catenária, como o de trólebus. Ou seja, com hastes no teto que recebem eletricidade distribuída por meio de cabos. Assim, em cerca de 8 minutos é possível obter energia para rodar cerca de 100 km.
Porém, o modelo lançado na Europa tem baterias. Assim, a recarga completa pode ser feita à noite, quando o ônibus fica parado na garagem. Nesse caso, em sistemas rápidos, de 180 kWh, a recarga completa é feita em cerca de 4 horas.
Soluções eletrônicas
Além disso, o ônibus elétrico lituano traz várias soluções voltadas à segurança. Na parte traseira da carroceria, por exemplo, há uma tela que projeta imagens captadas na frente do veículo. Assim, quem está atrás do Dancer pode saber o momento ideal de fazer uma ultrapassagem, por exemplo.
Outro sistema avançado são as câmeras no lugar dos retrovisores. No Brasil, esse dispositivo é oferecido em modelos como o Mercedes-Benz Actros. Porém, no caminhão o equipamento é opcional e, no lançamento no País, tinha preço em torno de R$ 15 mil.
O ônibus elétrico Dancer disponível na Lituânia transporta de 84 a 90 passageiros. Entre os dispositivos, há o que rebaixa a altura da carroceria para facilitar a entrada e saída de pessoas com mobilidade reduzida. Bem como porta USB para carregamento de celulares e Wi-Fi.
Entre os equipamentos de segurança há controles eletrônicos de estabilidade e tração e frenagem automática de emergência. Assim como assistente de saída em rampa e monitoramento da pressão dos pneus, por exemplo.