A BYD fez testes com o ônibus articulado 100% elétrico D11B em Curitiba. O modelo tem a carroceria Attivi Express, feita pela Marcopolo. Conforme a marca, ele tem 22 metros de comprimento. Além disso, traz suspensão pneumática em todos os eixos. Bem como motor 100% elétrico integrado em cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos.
Ademais, há freios a disco com sistemas antitravamento ABS e com distribuição de frenagem EBS. Assim como sistema regenerativo de energia, que transforma a força das desacelerações em eletricidade. Com isso, é possível ampliar a autonomia.
Leia Mais:
Volvo FH 64 com 750 cv leva 120 toneladas em carreta de 10 eixos
Caminhão Turga, da BMC, quer disputar vendas com gigantes globais
Caminhão da Copa Truck de Adalberto Jardim é feito com peças usadas
Publicidade
BYD D11B leva 170 passageiros
Conforme a BYD, o D11B tem autonomia de até 250 quilômetros com a carga completa. Ou seja, mesmo com 170 passageiros a bordo. Aliás, essa é a capacidade máxima do novo ônibus elétrico. Segundo a marca, o objetivo do teste é justamente avaliar a viabilidade técnica e operacional do modelo.
De acordo com o diretor institucional e head da divisão de ônibus elétricos da BYD Brasil, Marcello Von Schneider, uma das vantagens é o baixo nível de ruído. “Curitiba está na vanguarda da mobilidade. E os ônibus elétricos da BYD oferecem ganhos ambientais. Afinal, deixam de emitir 184 toneladas de CO2 por ano. Ou seja, o equivalente ao plantio de 1.311 árvores”, afirma.
Além disso, o custo médio da recarga das baterias é até 64% menor do que o gasto com diesel em um ônibus convencional. Da mesma forma, a manutenção é mais simples e barata. Conforme a BYD, a vantagem chega a ser de 50%. Por sua vez, a durabilidade do modelo elétrico é de cerca de 15 anos, ante 10 anos nos modelos com motor convencional.
Carroceria
O modelo, batizado de Attivi Express, tem carroceria urbana articulada. Trata-se de uma solução focada em chassis com propulsão elétrica. No visual, chama a atenção os faróis do tipo full-LEDs. No mesmo sentido, há seis câmeras de alta definição no lugar dos espelhos retrovisores. Duas têm infravermelho.
Também há sensores que eliminam eventuais pontos cegos nas laterais do veículo. Ademais, a Marcopolo instalou dispositivos como sistema de entretenimento para passageiros. O conjunto inclui monitores instalados no teto, rádio e auto-falantes.
Por sua vez, as portas pantográficas de duas folhas têm dispositivo antiesmagamento. Ou seja, impede o fechamento casa haja algum objeto, ou mesmo pessoa, no vão. A cabine traz, ainda, poltronas estofadas com apoio de cabeça. Bem como portas USB para carregamento de celulares e rampas para cadeirantes.
O Estradão está no Instagram. Confira!