O famoso ônibus de Londres, aquele vermelho, de dois andares, terá nova versão ainda neste ano. Agora, o modelo vai ser fornecido pela BYD e tem propulsão 100% elétrica. Segundo a marca chinesa, a potência é de 402 cv e torque, de 61 mkgf. Além disso, a autonomia vai ser de cerca de 640 km. Da mesma forma, repor a energia das baterias Blade em carregadores de 500 kW leva "apenas" duas horas.
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Conforme a BYD, o modelo, batizado de BD11, foi projetado especialmente para Londres. Portanto, vai substituir o Routemaster. Ou seja, o veículo lançado nos anos 1950 - a atual geração chegou em 2021. Porém, em vez de motor a combustão o novo ônibus de Londres tem dois elétricos na traseira. Além disso, as baterias têm 532 kWh de capacidade. Seja como for, apenas 457 kWh são utilizáveis.
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Entre os destaques, o novo ônibus de Londres tem suspensão a ar ativa. Como resultado, o motorista pode ajustar a altura e firmeza do sistema conforme a ocupação. De acordo com a BYD, o BD11 pode levar 90 passageiros. Outra solução, que não é inovadora, mas é nova, são as janelas do andar superior. Agora, vai ser possível abrí-las.
História do ônibus de Londres
O novo ônibus de Londres tem 10,9 metros de comprimento e 2,55 metros de largura. De acordo com a BYD, ele conta com vários sistemas modernos voltados à segurança. Nesse sentido, há itens como aviso de risco de colisão Frontal. Do mesmo modo, traz monitoramento de ponto cego e alerta de sonolência do motorista. Assim como portas USB para os passageiros e câmeras no lugar dos retrovisores.
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Seja como for, a estreia do BYD BD11 não deve eliminar de vez o Routemaster. Afinal, há boa chance de os modelos atuais passarem por retrofit. Nesse sentido, no fim de 2022 a fabricante de veículos elétricos Equipmake mostrou o primeiro ônibus de Londres convertido para elétrico. Assim, o LT11 teve o sistema híbrido substituído por motores 100% elétricos.
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O Routemaster, que ganhou fama como o ônibus de Londres, foi apresentado em 1954. Sua fabricante era a Associated Equipment Company (AEC). Com dois andares e portas na dianteira, entrou em operação pela London Transport em 1956. A produção da primeira versão continuou até 1968. Porém, o modelo com atualizações ficou em operação até 2005. Desde então, algumas unidades continuam circulando em uma rota histórica no centro de Londres.