O famoso ônibus de Londres, aquele vermelho, de dois andares, terá nova versão ainda neste ano. Agora, o modelo vai ser fornecido pela BYD e tem propulsão 100% elétrica. Segundo a marca chinesa, a potência é de 402 cv e torque, de 61 mkgf. Além disso, a autonomia vai ser de cerca de 640 km. Da mesma forma, repor a energia das baterias Blade em carregadores de 500 kW leva "apenas" duas horas.
LEIA MAIS
Volvo inicia testes de validação de ônibus biarticulado elétrico
Viação Águia Branca tem programa rigoroso de segurança no trânsito
Volksbus 22.260 S estreia no mercado com 100 unidades vendidas
Conforme a BYD, o modelo, batizado de BD11, foi projetado especialmente para Londres. Portanto, vai substituir o Routemaster. Ou seja, o veículo lançado nos anos 1950 - a atual geração chegou em 2021. Porém, em vez de motor a combustão o novo ônibus de Londres tem dois elétricos na traseira. Além disso, as baterias têm 532 kWh de capacidade. Seja como for, apenas 457 kWh são utilizáveis.
Publicidade
Entre os destaques, o novo ônibus de Londres tem suspensão a ar ativa. Como resultado, o motorista pode ajustar a altura e firmeza do sistema conforme a ocupação. De acordo com a BYD, o BD11 pode levar 90 passageiros. Outra solução, que não é inovadora, mas é nova, são as janelas do andar superior. Agora, vai ser possível abrí-las.
História do ônibus de Londres
O novo ônibus de Londres tem 10,9 metros de comprimento e 2,55 metros de largura. De acordo com a BYD, ele conta com vários sistemas modernos voltados à segurança. Nesse sentido, há itens como aviso de risco de colisão Frontal. Do mesmo modo, traz monitoramento de ponto cego e alerta de sonolência do motorista. Assim como portas USB para os passageiros e câmeras no lugar dos retrovisores.
Seja como for, a estreia do BYD BD11 não deve eliminar de vez o Routemaster. Afinal, há boa chance de os modelos atuais passarem por retrofit. Nesse sentido, no fim de 2022 a fabricante de veículos elétricos Equipmake mostrou o primeiro ônibus de Londres convertido para elétrico. Assim, o LT11 teve o sistema híbrido substituído por motores 100% elétricos.
O Routemaster, que ganhou fama como o ônibus de Londres, foi apresentado em 1954. Sua fabricante era a Associated Equipment Company (AEC). Com dois andares e portas na dianteira, entrou em operação pela London Transport em 1956. A produção da primeira versão continuou até 1968. Porém, o modelo com atualizações ficou em operação até 2005. Desde então, algumas unidades continuam circulando em uma rota histórica no centro de Londres.