O ponto de ônibus no celular

Aplicativos facilitam muito os deslocamentos dos usuários do transporte público nas grandes cidades

Crédito: Foto: Moovit

Ter na palma da mão acesso a horários, itinerários e sugestões da combinação de modais para os deslocamentos nas cidades é a maior virtude dos aplicativos focados no transporte público de passageiros. Por meio deles, os usuários conseguem abreviar etapas de viagem, saber antecipadamente o tempo de locomoção e escolher as rotas mais convenientes às suas necessidades. Existem diversas plataformas à disposição, sem nenhum custo e compatíveis tanto com o ambiente Android quanto iOS, basta fazer o download nas respectivas lojas digitais, Google Play ou AppStore.

 Google Maps

Um dos aplicativos mais conhecidos funciona como um guia das cidades. Ao digitar o endereço, o sistema informa os diversos meios ou combinação deles para se chegar ao destino. O usuário pode optar por trem, ônibus, carro, Metrô, a pé ou de bicicleta, além de considerar alternativas como o uso de Uber ou de aplicativos de carona.

Moovit

Tem funcionamento semelhante ao Google Maps, porém, é limitado por área de cobertura. O aplicativo está presente em todo o mundo e, no Brasil, atende mais de 120 cidades, o que inclui a Região Metropolitana de todas as capitais e Distrito Federal. O site do aplicativo lista todos os municípios atendidos. Pelo Moovit, ao selecionar o ponto de ônibus no mapa, o usuário tem acesso a todas as linhas que por lá passam e a previsão de chegada do ônibus. Também informa alterações ou problemas nas linhas de ônibus, Metrô ou trem, bem como avisa o passageiro a respeito do ponto que deve descer do veículo.

Cadê o ônibus

O aplicativo mostra em tempo real a localização dos ônibus da linha escolhida em toda a sua rota, previsão de chegada do ônibus e encontrar o melhor trajeto de destino. É possível também ver os horários de partidas do terminal e, para quem usa metrô e trem, oferece informações de todas as linhas — basta selecionar qual delas deseja. Não está disponível, no entanto, em todo o País, presente por enquanto em São Paulo e região, cidade do Rio de Janeiro, Curitiba (PR) e Teresina (PI).

CittaMobi

O aplicativo, presente em mais de 70 cidades brasileiras, mostra todos os pontos de ônibus próximos ao usuário. Ao tocar sobre um deles, o usuário acessa informações das linhas e tempo estimado de chegada do ônibus ao ponto. Também sugere combinar rotas de ônibus, trem, Metrô e a pé com o objetivo de elaborar o trajeto mais conveniente ou mais breve. Um dos diferenciais a possibilidade de recarga de crédito no cartão de transporte, disponível nas cidades de São Paulo (Bilhete Único SPTtrans), Diadema (Sou Cidadão), Ribeirão Preto (Nosso), Guarulhos (Bilhete Único) e Recife (Vem).


Notícias relacionadas