A cidade de Curitiba (PR) recebeu as primeiras unidades dos novos ônibus Volvo B320R, produzidos no complexo da fabricante na capital paranaense. De acordo com o fabricante, esses veículos compõem um lote de 95 ônibus, com previsão de entrega completa no município até o final deste ano.
- VEJA MAIS:
- DHL vai operar caminhões Nikola movidos a hidrogênio nos EUA
- Grupo SADA transforma frota de caminhões a diesel para gás
- Primeiro Scania V8 sem motorista chega à América do Norte
Empresas de transporte de Curitiba encomendaram o lote de ônibus da Volvo. A Expresso Azul, Autoviação Redentor, Viação Cidade Sorriso, Transporte Coletivo Glória, Autoviação São José dos Pinhais e SPE Via Mobilidade vão incorporar essas unidades às suas frotas. As aquisições dão sequência à renovação da frota da capital paranaense, que soma cerca de 1.100 veículos.
“Estamos orgulhosos de promover mais uma grande venda para operadores que atuam em Curitiba, a cidade que a Volvo escolheu para ser sua casa brasileira há quase 50 anos”, disse Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil.
Publicidade
Os novos veículos rodarão no sistema Ligeirinho, por linhas expressas e interbairros. Além disso, essa operação é conhecida pelos ônibus com pintura prata ou cinza que param nas estações-tubo.
Volvo B320R
O ônibus B320R combina um chassi Padron da Volvo com carrocerias fornecidas pela Caio e pela Marcopolo. Conforme dados do fabricante, o modelo de 13,2 metros de comprimento e configurado para a operação em Curitiba transporta até 80 passageiros.
O modelo possui o motor traseiro seis cilindros de 8.0 litros D8K Euro 6, com 320 cv de potência e 122,3 mkgf de torque. Esse propulsor é semelhante ao dos caminhões VM, um dos mais vendidos da Volvo no Brasil. Dessa forma, segundo o fabricante, existe grande de disponibilidade de peças nas concessionárias e a presença de profissionais capacitados para prestar manutenção ao novo ônibus.
O B320R é a variante de transporte urbano do B320, lançado pela Volvo neste ano. A plataforma também tem opções para os segmentos rodoviário e de fretamento.
De acordo com a Volvo, transportadoras de cidades como Ribeirão Preto, Brasília e Rio de Janeiro demonstraram interesse no B320R. “Os resultados mostram também um excelente consumo de combustível. Assim como nos modelos rodoviários, os chassis urbanos Euro 6 da Volvo têm alta eficiência energética”, observa Arabian.