O ônibus Volkswagen 22.280 é a nova aposta da empresa no Brasil. Com 15 metros de comprimento, o modelo é uma alternativa aos ônibus articulados. Na prática, a novidade pode transportar até 42 passageiros sentados e 72 em pé, além de um cadeirante. São 10 passageiros a menos que a capacidade dos articulados, que têm 18 metros. As vendas começam no primeiro semestre de 2020.
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O modelo pode rodar nos corredores das grandes cidades, onde é permitida a circulação de ônibus com motor na dianteira. Ou seja: o ônibus Volkswagen 22.280 atende mais passageiros que os convencionais. E pode operar em locais em que não há necessidade dos articulados.
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“Ele é menor, mas acaba tendo capacidade muito próxima", diz o gerente-executivo de operações comerciais e pedidos especiais de ônibus da VWCO, Jorge Carrer. De acordo com ele, articulação tira espaço que seria para os passageiros.
Ônibus Volkswagen tem dois eixos direcionais
O novo chassi é também uma alternativa aos veículos articulados que operam linhas com baixa utilização ou que andam carregados apenas nos horários de pico.
O novo ônibus Volkswagen 22.280 virá de fábrica com tração 6x2. Um dos diferenciais é justamente o terceiro eixo na dianteira.
Os dois eixos dianteiros são direcionais. Trata-se de uma novidade no mercado brasileiro.
Por causa do menor arrasto, essa solução se traduz em melhor raio de giro. Também aumenta a facilidade de manobras.
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Suspensão a ar
Outro destaque do Volkswagen 22.280 é a suspensão a ar de série. O motor é o MAN D08, que tem sistema EGR. Esse seis-cilindros em linha turbodiesel gera potência de 280 cv e torque de 107 mkgf. O câmbio é manual de seis velocidades da ZF.
No novo ônibus Volkswagen o motor está posicionado na dianteira. Essa configuração facilita a manutenção. Além disso, o sistema de arrefecimento é simplificado, graças às entradas de ar localizadas na parte dianteira.
O novo Volkswagen 22.280 chega para disputar compradores com modelos como o B270 F, da Volvo. O rival da marca sueca também tem motor na dianteira. Trata-se do MWM de seis-cilindros em linha com 270 cv de potência e 98 mkgf de torque.
O chassi da Volvo tem 11,2 metros de comprimento e vem de fábrica na configurado 4x2. A marca oferece kit de terceiro eixo, sendo o último direcional, para ser implementado por terceiros.