Curiosidades

Motorhome GVX Epic tem alcance de 2.900 km e custa mais R$ 4 milhões

Veículo off-road de luxo e alto desempenho, GVX Epic tem chassi e sistema de tração 4x4 da Kenworth e motor diesel Cummins 6.7 litros

Thiago Vinholes

09 de mar, 2025 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

GVX Epic, Storyteller Overland, motorhome
O motorhome GVX Epic usa um chassi Kenworth
Crédito:Fotos: Storyteller Overland/Divulgação

Uma máquina de aventura por fora e um apartamento com mobília de luxo por dentro. O motorhome GXV Epic oferece alto desempenho off-road para compradores que querem viajar para qualquer parte do mundo com conforto e comodidade, independentemente da distância e das condições do caminho. O modelo é um dos produtos mais recentes da Storyteller Overland, que projeta e fabrica motorhomes baseados em vans, picapes e caminhões disponíveis nos Estados Unidos.

O GXV Epic usa o mesmo chassi do caminhão semipesado Kenworth K370, mas com reforços estruturais. A Kenworth também fornece o sistema de tração 4x4 com aplicações adicionais para terrenos extremos fora de estrada.

O veículo possui, por exemplo, bloqueios nos diferenciais dianteiro e traseiro e a caixa de transferência tem uma relação de redução de até 50:1. Esse número indica que, para cada 50 rotações do motor, a roda completa apenas uma rotação. Isso significa que o veículo tem uma redução significativa nas relações da transmissão, permitindo maior controle em pisos acidentados, subidas íngremes e manobras delicadas.

O veículo possui, por exemplo, bloqueios nos diferenciais dianteiro e traseiro e caixa de transferência com uma relação de redução de até 50:1. Esse número indica que, para cada 50 rotações do motor, a roda completa apenas uma rotação. Isso significa que o veículo tem uma redução significativa nas relações da transmissão, permitindo maior controle em terrenos acidentados, subidas íngremes e manobras delicadas. O motor é um seis cilindros diesel Cummins, de 6.7 litros, que entrega 91,25 mkgf de torque. O câmbio é automático de seis velocidades, da Allisson.


Autonomia continental

De acordo com o fabricante, o GXV Epic tem capacidade para armazenar 200 galões (cerca de 757 litros) de diesel, o suficiente para ter uma autonomia de até 2.900 quilômetros. Além disso, o veículo ainda tem “energia infinita”, como anuncia a empresa americana.

GVX Epic, Storyteller Overland, motorhome
Modelo tem motor diesel Cummins e tração 4x4 com recursos avançados para off-road

O termo é uma referência aos nove paineis solares no teto da carroceria, que geram até 1980 Watts. Essa energia pode manter ligados, por exemplo, a geladeira e o ar-condicionado do motorhome. O veículo também possui um gerador à gasolina e tem conexão para fontes externas de eletricidade.

O GXV Epic usa rodas forjadas de aço e pneus Goodyear multiuso com diâmetro de 44 polegadas. A King Shocks, tradicional fabricante americana desse segmento, fornece os amortecedores customizados do motorhome 4x4. Dessa forma, com todo esse aparato e o sistema de tração, o GVX Epic pode ultrapassar trechos alagados com quase um metro de profundidade. O modelo também possui um guincho que suporta uma carga de nove toneladas.

motohome,
Planta interior: motorhome pode levar até quatro viajantes

GVX Epic é uma casa completa

O motorhome de longo alcance também leva muita água potável, cerca de 500 litros. Ele também tem um tanque de 150 litros de "água cinza", para uso geral. Outro reservatório, do toalete, comporta 17 litros de dejetos. Além disso, o banheiro é completo, com chuveiro aquecido e uma pia ampla.

O super-motorhome de luxo acomoda até quatro ocupantes. A cabine possui um dormitório com cama de casal e, na sala, os assentos se rebatem, formando uma cama adicional para mais dois viajantes. Na cozinha, há um fogão por indução, pia e uma geladeira grande. Tem até máquina de lavar roupa.

motorhomer, Storyteller Overland
Motorhome da Storyteller Overland tem cozinha completa, com pia e fogão por indução

A Storyteller Overland promove o GVX Epic como um veículo para viagens em qualquer situação de terreno e em todas as estações do ano, no calor ou frio extremos. Mas preço dessa aventura é alto: no site da marca, o valor do motorhome começa em US$ 799.784,67, ou mais de R$ 4,6 milhões.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião