A Mercedes-Benz estima que 2025 será um ano positivo para as vendas de ônibus no Brasil. De acordo com expectativas dos executivos da empresa, a alta deverá ser de 10%. Assim, se a previsão se confirmar, o mercado manterá o mesmo ritmo registrado em 2024.
Conforme informações da marca alemã, a projeção é baseada nos resultados do primeiro trimestre de 2025. Foram emplacados 5.509 chassis de ônibus no acumulado de janeiro a março. Ou seja, o número é 35% maior do que o registrado no mesmo período de 2024, quando as vendas de ônibus somaram 4.095 unidades.
- VEJA MAIS:
- Mercedes-Benz amplia testes com ônibus elétricos no Brasil
- Venda de ônibus no Brasil supera 6 mil unidades em 2025; veja o ranking
- Viação Águia Branca renova frota com 40 ônibus Marcopolo G8
Segundo o vice-presidente de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, 2024 foi o melhor ano da indústria desde 2014, com 22,3 mil vendas. Assim, a expectativa para 2025 é superar essa marca, podendo alcançar até 25 mil emplacamentos. Porém, ele ressalta que isso só vai acontecer se o segmento de ônibus escolares mantiver os bons resultados do início do ano.
Caminho da Escola pode impulsionar as vendas
Um dos fatores que podem impactar positivamente o desempenho em 2025 é o Programa Caminho da Escola. A Mercedes-Benz aguarda novas licitações, que devem ocorrer no segundo semestre do ano, ampliando o volume de vendas de ônibus escolares.
Liderança consolidada em diversos segmentos

A Mercedes-Benz segue como líder no mercado brasileiro de ônibus, com forte presença em vários segmentos. Ou seja, na categoria de chassis urbanos, o setor registrou 2.062 unidades vendidas no 1º trimestre de 2025. E a marca da estrela contou com participação de 70%.
Do mesmo modo, no fretamento, houve o registro de 657 chassis vendidos no total. Sendo 50% da Mercedes-Benz. E no rodoviário foram 471 unidades. E a marca alemã participou com 56% de participação.
Expansão no segmento de micro-ônibus é prioridade
Apesar da liderança geral, a Mercedes-Benz busca aumentar sua participação no segmento de micro-ônibus, onde atualmente detém 25% do mercado. Nos três primeiros meses de 2025, o segmento emplacou 1.059 micro-ônibus no total.
Para fortalecer sua presença nesse nicho, a marca aposta no novo chassi LO 916R. Ou seja, modelo desenvolvido especialmente para atender às demandas de prefeituras e programas federais. A estratégia inclui a participação em licitações públicas e a conquista de clientes do setor de fretamento em áreas rurais.
Entre os principais desafios para a Mercedes-Benz no setor de micro-ônibus estão o menor tíquete médio e a maior concorrência no varejo. Ainda assim, a empresa segue confiante na expansão e diversificação do seu portfólio.