Notícias

Mercedes-Benz pode ter novas versões do ônibus elétrico eO500U

Ônibus elétrico articulado da Mercedes-Benz chega em 2026, já tem mais de 100 unidades vendidas e marca estuda versão piso alto para atender outras capitais

Andrea Ramos

12 de set, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes-Benz pode trazer novas versões do ônibus elétrico eO500U
eO500UA Mercedes-Benz
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz pode trazer novas versões do ônibus elétrico eO500U

Na edição 2024 da Latbus, a Mercedes-Benz lançou o eO500UA. Ou seja, a versão articulada de seu ônibus elétrico com capacidade para levar de 120 a 135 passageiros, conforme a configuração. Por ora, o modelo atende operações em cidades em que há necessidade de utilização de veículos com piso baixo, como São Paulo, por exemplo.

Todavia, a marca estuda oferecer uma versão de seus chassis elétricos com piso alto no Brasil. Assim, poderá oferecer esses modelos em capitais que já atuam com ônibus elétricos, como Belo Horizonte e Curitiba. A informação foi confirmada ao Estradão pelo vice-presidente de vendas e marketing de ônibus Mercedes-Benz, Walter Barbosa.

VEJA TAMBÉM
Ônibus Mercedes-Benz OF 1721 ganha opção de câmbio automatizado
Volare mostra primeiro micro-ônibus híbrido a etanol do Brasil
Caio apresenta novo ônibus elétrico eApache


Publicidade

Mais de 100 unidades vendidas

Embora a estreia do eO500UA esteja marcada para 2026, o modelo já teve 105 unidades vendidas a empresas de transporte de passageiros de São Paulo. Apesar de a Mercedes-Benz não revelar o preço do modelo, a tabela ficará acima da do Padron eO500U, para 80 passageiros, de cerca de R$ 2 milhões.

Mercedes-Benz pode trazer novas versões do ônibus elétrico eO500U
Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz eO500UA chega em 2026 com piso baixo e pode ganhar versão com piso alto

Segundo dados da Mercedes-Benz, o eO500UA é um articulado de piso baixo que pode receber carroceria de 18 metros. Justamente por isso, é indicado para operadores de grandes capitais. Assim, diferentemente do eO500U, que tem motor nas rodas, na versão articulada o propulsor elétrico é central. Além disso, utiliza tecnologia de baterias NMC3, com autonomia de até 250 km entre as recargas.


Seja como for, até 2026 o modelo vai rodar em testes. Para isso, protótipos do eO500UA com carroceria Caio, cumprirão um programa de avaliação de funcionalidade e durabilidade no campo de provas da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo. Assim como em trechos urbanos da capital paulista. Portanto, em operações reais com clientes.

Outro protótipo vem sendo submetido a testes por parceiros da Daimler Buses na Alemanha e na Finlândia. Com isso, a marca pretende validar o funcionamento de sistemas de frenagem e segurança, por exemplo.

eO500U Padron

A versão Padron do ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U de 13 metros, para 80 passageiros, já teve 50 unidades vendidas. Porém, a marca informa que até o fim de 2024 vão ser entregues mais 200 unidades a clientes de São Paulo. Nesse sentido, a fabricante já começa a entregas as 100 primeiras unidades.


São 95 veículos adquiridos pela Sambaíba Transportes Urbanos para operação na Zona Norte da capital paulista. Três unidades foram vendidas para a Viação Santa Brígida e duas para a Viação Gato Preto, que atuam nas Zonas Oeste e Noroeste.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião