A Mercedes-Benz do Brasil iniciou a exportação dos chassis de ônibus O 500 RS 1936 para novos mercados asiáticos, com destaque para a Tailândia e Taiwan. O modelo é produzido da fábrica da empresa em São Bernardo do Campo (SP) e enviado completamente desmontado (CKD) e montado localmente por parceiros regionais.
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A montadora exportou o primeiro lote à THACO, representante da marca alemã no Vietnã. A empresa montou o chassi e a carroçaria. Em seguida, a rede de concessionárias da Mercedes-Benz na Tailândia recebeu os veículos completos para demonstração e venda. De acordo com a fabricante, o segundo lote, também em regime CKD, tem como destino Taiwan, com entrega prevista para o mês de agosto.
Segundo Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a entrada dos chassis de ônibus em novos mercados amplia o alcance da Daimler Buses, divisão do grupo Daimler responsável pelos ônibus da Mercedes-Benz. “O Brasil é o centro mundial de competência da Daimler Buses para o desenvolvimento de chassis de ônibus. Chegar a um novo e emergente mercado reforça a presença da marca na Ásia”, afirmou.

Chassis de ônibus com motor Euro 5 e foco em segurança ativa
Os chassis enviados para o mercado asiático têm motorização compatível com as legislações locais. O O 500 RS 1936 é equipado com motor Mercedes-Benz OM 460 LA de seis cilindros em linha e 12 litros, com 360 cv de potência e 188,65 mkgf de torque. De acordo com o fabricante, o propulsor produzido no Brasil atende ao padrão de emissões Euro 5, exigido na Tailândia.
ALém disso, o conjunto mecânico inclui a transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com overdrive e retarder. Já a suspensão totalmente pneumática — com dois bolsões de ar na dianteira e quatro na traseira — e possui regulagem eletrônica de altura.