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Mercedes-Benz lança ônibus elétrico articulado no Brasil

Com estreia programada para 2026, Mercedes-Benz eO500U está em fase de testes, mas já tem mais de 100 unidades negociadas

Andrea Ramos

08 de ago, 2024 · 6 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz lança ônibus elétrico articulado em meio a desafios na infraestrutura
LATBUS (56)
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz lança ônibus elétrico articulado em meio a desafios na infraestrutura

A Mercedes-Benz lança no Brasil ao menos sete novidades do segmento de ônibus. Todavia, a principal é o eO500UA, ou seja, a versão articulada do chassi elétrico eO500U. Segundo a marca de origem alemã, o novo modelo, assim como seu "irmão" Padron são desenvolvidos no Brasil e chegarão ao mercado em 2026. Seja como for, a Mercedes-Benz revela que já está negociando vendas dos novos ônibus.

Nesse sentido, mais de 100 unidades do chassi articulado já teriam sido vendidas a empresas que operam o sistema público de transporte de passageiros da capital paulista. A informação é da publicação Diário do Transporte, focada no setor de veículos pesados.

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De acordo com a Mercedes-Benz, o eO500UA tem 18 metros de comprimento. Assim, a versão com piso baixo pode levar até 120 passageiros. A novidade, equipada com motor elétrico em posição central, pode ter diferentes pacotes de baterias. Como resultado, a autonomia entre as recargas vai de 200 a 300 km.

Novidades da Mercedes-Benz

Mercedes-Benz lança ônibus elétrico articulado em meio a desafios na infraestrutura
Mercedes-Benz/Divulgação
Mercedes-Benz eO500UA em 2026, mas já tem encomendas feitas; (Fotos: Andrea Ramos/Estradão)

Em suma, algumas unidades do novo modelo já rodam em testes no Brasil e em outras regiões. Aqui, os protótipos do ônibus articulado têm carroceria fornecida pela Caio. Dessa forma, vão cumprir o programa de avaliação de funcionalidade e durabilidade no Campo de Provas da Mercedes-Benz, em Iracemápolis, no interior de São Paulo. Bem como em trechos urbanos da capital paulista.  


Ao mesmo tempo, a marca apresenta os novos chassis de micro-ônibus LO 1116 e OF 1619 L com suspensão pneumática, assim como o OF 1621, voltado ao fretamento contínuo, e o OF 1726 L com transmissão automatizada G90. Outros destaques são o 500 RSD e os ônibus articulados O 500 UA e UDA, como mais itens de segurança de série.

Vale dizer que todas essas novidades estão no estande da marca na Latbus, feira do setor de ônibus que termina nesta quinta-feira (8), na zona sul de São Paulo. Além disso, há protótipos em fase de testes com parceiros da Daimler Buses na Alemanha e Finlândia. Segundo a empresa, o objetivo é garantir validação de sistemas de frenagem e segurança. 

No Brasil, recarga de ônibus elétrico é desafio

Conforme o vice-presidente de vendas e marketing de ônibus, Walter Barbosa, o Brasil fez bons avanços rumo à eletrificação do setor de ônibus. Por exemplo, o PAC da Mobilidade, do governo federal, garantiu uma linha de crédito de R$ 10,6 bilhões para a compra de 5,3 mil ônibus, sendo 2,5 mil elétricos.


Porém, há grandes desafios a serem vencidos. De acordo com executivo, as várias regiões do Brasil vivem momentos distintos. Ou seja, grandes capitais como São Paulo, Curitiba e Salvador estão estágio mais avançado de eletrificação. Entretanto, em outras partes do País a realidade é bem diferente.

De todo modo, a expansão da eletromobilidade esbarra sempre na falta de infraestrutura. Nesse sentido, Barbosa lembra que mesmo São Paulo, que programou a compra de 3 mil ônibus elétricos até 2025, deve encerrar 2024 com apenas 600 unidades em operação.

Segundo Barbosa, a infraestrutura elétrica do Brasil é de baixa tensão. Assim, um frotista interessado em ter mais de 50 ônibus elétricos na garagem, por exemplo, precisaria instalar sistemas de alta tensão. "Logo, (terá de fazer) investimento entre R$ 80 e R$ 100 milhões para essa mudança, que pode levar até dois anos para ser concluída."


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