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Mercedes-Benz lança campanha contra assédio em ônibus

Como parte do Programa A Voz Delas, da Mercedes-Benz, campanha contra assédio em ônibus visa dar apoio às mulheres vítimas de violência

Andrea Ramos

18 de abr, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Coletivo de Respeito Ônibus
Coletivo de Respeito Ônibus
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação
Coletivo de Respeito Ônibus

Coletivo de Respeito é a primeira ação da Mercedes-Benz voltada ao combate do assédio às mulheres em ônibus. A ação faz parte do programa A Voz Delas, que visa fortalecer a participação feminina no setor. Conforme a marca, os ônibus das empresas parceiras agora trazem um QR Code que permite obter informações sobre como agir nesses casos.

Segundo levantamento feito pela fabricante, 97% das mulheres que utilizam o transporte público no Brasil já sofreram algum tipo de assédio. E nenhuma delas denunciou os casos. Além disso, uma mulher sofre algum tipo de violência a cada sete segundos no País.

“Com base nesses dados aterrorizantes, percebemos que, como somos fabricantes de chassis de ônibus, também precisamos agir. Com isso, nosso objetivo é ajudar a criar um ecossistema de transporte responsável”, diz a CFO da Mercedes-Benz América Latina, Kathrin Pfeffer.


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Conforme a marca, é possível acessar um canal de denúncias e acolhimento para as vítimas. O Projeto Justiceiras coordena a iniciativa. A ONG oferece, de graça, orientação jurídica, psicológica e médica às mulheres vítimas de violência. Para isso, basta preenche um formulário.

Mercedes-Benz busca reduzir a violência

Nesse sentido, o Projeto Justiceiras conta com 15 mil voluntárias. Assim, há advogadas, médicas, psicólogas, donas de casa, etc. Enfim, todas oferecem suporte às mulheres que fizeram denúncias online.


Coletivo de Respeito Ônibus
Cartaz da campanha Coletivo de Respeito lançado pela Mercedes-Benz do Brasil

Segundo a ONG, o projeto existe há três anos. Além disso, está presente em mais de 20 países e já atendeu quase 14 mil mulheres vítimas de todo o tipo de violência. Todas as denúncias são tratadas por mulheres. Com isso, a ideia é fazer com que as vítimas se sintam mais seguras.

No mesmo sentido, a Mercedes-Benz criou uma equipe interna de voluntários. Esse time é formado por 22 líderes de todas as diretorias da empresa. Assim, eles respondem diretamente pelas ações organizadas pelo projeto Coletivo de Respeito.


Conforme levantamento feito internamente, 51% das colaboradoras da Mercedes-Benz já sofreram assédio no transporte público. Por isso, os executivos da marca informam que a empresa está aberta a receber mais parceiros. Inclusive outras fabricantes de ônibus e caminhões.

Além de ônibus, a campanha será estendida a trens e metrô de cidades como São Paulo e Belo Horizonte. Assim como no sistema BRT do Rio de Janeiro. Conforme a Mercedes-Benz, a meta é levar a campanha a mais Estados do País em breve.

Ônibus da Voz Delas

Conforme o diretor de marketing e vendas de ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, em breve a marca vai apresentar um modelo desenvolvido a partir de sugestões de mulheres que atuam no setor de transporte. Atualmente, apenas 10% dos motoristas de ônibus do Brasil são mulheres. Com a novidade, a empresa quer contribuir para aumentar essa participação. Porém, Barbosa não revelou detalhes sobre o novo ônibus.


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