A venda de ônibus no Brasil está em alta. Ou seja, entre janeiro e fevereiro cresceu 39,6%. Nos dois primeiros meses deste ano foram 4.566 unidades vendidas ante os 3.271 emplacamentos realizados no ano passado.
Conforme os dados da Fenabrave, os números também são positivos em 8,4% comparando fevereiro com janeiro. Em outras palavras, no mês passado as concessionárias entregaram 2.375. Enquanto que em janeiro venderam 2.191 unidades.
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Se comparar fevereiro deste ano com o segundo mês de 2024, os números também mostram um avanço de 37,7%. Em fevereiro do ano passado as marcas entregaram 1.725 veículos de passageiros.
Mercado de ônibus aquecido
A renovação da frota urbana e as vendas ao governo estão impulsionando as vendas de ônibus no País. O vice-presidente da Anfavea, Eduardo Freitas, diz que do total das vendas, 600 unidades foram direcionadas ao Programa Caminho da Escola.
“Algumas empresas, especialmente as que operam nas grandes capitais do País, começaram o ano renovando suas frotas. Em produção foram 4,3 mil unidades produzidas em fevereiro. Portanto, já sinaliza o momento positivo que esse segmento deve manter neste ano”, diz Freitas.
Dessa forma, a Mercedes-Benz é a marca mais procurada. A marca da estrela já conta com mais de 40% do mercado nesses dois primeiros meses do ano.
A Iveco saiu de quarta para a terceira posição no ranking. E isso tem relação com as importantes vendas ao Caminho da Escola. Do mesmo modo, a marca faturou chassis urbanos para algumas cidades mineiras, como Belo Horizonte.
Todavia, a lista também tem marcas de ônibus elétricos. Sendo a BYD a fabricante que lidera nessa categoria na 7ª posição, com 75 ônibus vendidos.

Confira o ranking das marcas de ônibus mais vendidas nos dois primeiros meses de 2025
- Mercedes-Benz: 2.062 (45,16%)
- Volksbus: 991 (21,70%)
- Iveco: 571 (12,51%)
- Marcopolo: 559 (12,24%)
- Volvo: 118 (2,58%)
- Scania: 100 (2,19%)
- BYD: 75 (1,64%)
- Induscar: 43 (0,94%)
- Agrale: 32 (0,70%)
- Ankay: 5 (0,11%)
Fonte: Fenabrave