A Mercedes-Benz comemora mil unidades vendidas do chassi de ônibus O500 para o mercado andino. A unidade de número 1.000 que registra o feito, saiu da linha de montagem, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, na quinta-feira (17).
Seja como for, diferentemente do O500 para o mercado brasileiro, a versão vendida em outros países da América Latina tem motor mais forte. Afinal, parte dos trajetos tem altitude de até 5 mil metros. Além disso, esses ônibus enfrentam declives e aclives acentuados e estradas com pavimento ruim.
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Motor Mercedes-Benz para todas as demandas
Por essa razão, o modelo tem motor Mercedes-Benz nas versões Euro 3, Euro 5 e Euro 6. Ou seja, há opções para atender a legislação de cada local. Porém, trata-se do OM 460 LA de seis-cilindros em linha e 12,9 litros. Assim, há turbocompressor com pressão de 2,4 bar e injeção de diesel de 2.200 bar.
Esse motor desenvolve 480 cv de potência e 235 mkgf a partir das 1.100 rpm. Todavia, para operadores não precisam de modelos tão potentes, a Mercedes-Benz tem versão com 450 cv e torque de 224 mkgf. Assim, são as versões O500 RS 1945 4x2 e RSD 2448 6x2. Seja como for, a transmissão inclui câmbio automatizado ZF Traxon de 12 marchas.
O conjunto vem ainda com o chamado EcoMode, que foca a redução do consumo de diesel. Bem como com o EcoRoll, que utiliza a inércia do veículo para gastar menos, e PowerMode. Esta faz mudanças de marcha em rotações mais altas, de modo a assegurar maior agilidade em subidas e ultrapassagens.
Além disso, há o Holder, de auxílio em partidas em rampas. No mesmo sentido, os conjuntos de eixo da Mercedes-Benz são reforçados, com o objetivo de suportar temperaturas extremas e altas altitudes.
Vale lembrar que a marca oferece esse chassi no Brasil. Porém, como as atividades rodoviárias não têm o mesmo nível de exigência de países como Chile e Peru, por exemplo, aqui O500 é oferecido nas versões com potências entre 360 cv e 450 cv.

Mas outros países compradores do O500 são Guatemala, bem como Colômbia e Costa Rica. Além do Uruguai, Argentina, México, Egito, Singapura e Indonésia.
O500 do Brasil para o mundo
De acordo com o diretor de ônibus do regional center da Daimler Latina, Mauricio Yamamoto, os ônibus exportados para os demais países da América Latina são iguais aos que rodam no Brasil. Tanto é que são fabricados na mesma linha de produção. Porém, por serem veículos muito mais desafiados nos demais países, muda a parametrização.
Ainda em comum, inclusive com os modelos vendidos da Europa, os ônibus da América Latina são equipados com sistemas de segurança ativa. Sendo alguns itens de série e outros opcionais. Somando mais de 20 sistemas.
Como o ABA 5. Ou seja, sistema que reúne frenagem de emergência de quinta geração, assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto, por exemplo.
Seja como for, o próximo passo é ampliar a presença do chassi O500 em outros mercados. Entre eles, os países overseas. Apenas no mercado brasileiro, a marca contabiliza mais de 1.500 unidades do modelo vendidas, desde a entrada da Euro 6 em janeiro de 2024.