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Mercedes-Benz Atego é base de micro-ônibus para uso severo

Batizado de Optimuss, micro-ônibus com chassi de caminhão da Mercedes-Benz tem tração 4x4 e foca operações em áreas de mineração

Andrea Ramos, Santiago, Chile

07 de nov, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz micro-ônibus 4x4 no Chile
Mercedes-Benz micro-ônibus 4x4 no Chile
Crédito:Andrea Ramos/Estradão

Para operar em regiões de mineração, um veículo deve ser capaz de enfrentar desafios severos. Em países andinos, como o Chile, isso inclui neve, lama, subidas íngremes e terrenos irregulares. De olho em clientes desse segmento a Mercedes-Benz desenvolveu um micro-ônibus com tração 4x4. O foco é o transporte de funcionários de minas em regiões de difícil acesso.

Como resultado surgiu o Optimuss. Segundo a Mercedes-Benz, o modelo utiliza como base o caminhão Atego 927 4x4. Trata-se de um veículo feito na Alemanha para atuar em condições mais severas. Nesse sentido, o micro-ônibus tem redutor nos cubos de roda e sistemas de segurança como freios com ABS.

Micro-ônibus com 'alma' de caminhão Atego

Além disso, o trem de força com motor OM 936 foi mantido. O seis-cilindros de 7,7 litros tem sistema common rail e opções de potência de 240 cv a 300 cv. Por sua vez, a carroceria foi feita pela BusStar, encarroçadora chilena que faz parte da Busscar, da Colômbia.

Mercedes-Benz micro-ônibus 4x4 no Chile
Conforme a configuração, micro-ônibus pode levar de 18 a 25 pessoas; Fotos: Andrea Ramos/Estradão

Segundo a Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile, o modelo foi desenvolvido de forma exclusiva para aquele mercado. Porém, a empresa não descarta a possibilidade de oferecer o micro-ônibus em outros países. Vale dizer que o grupo chileno tem filiais no Peru, Costa Rica, Nicarágua, Colômbia e Panamá.


Configurações para 18 e 25 passageiros

Conforme a companhia, o Optimuss combina confiabilidade e praticidade. Nesse sentido, tem calefação estacionária para temperaturas extremas abaixo do nível do mar. Bem como tração 4x4 para garantir máxima aderência e estrutura reforçada com apoios internos.

Além disso, o micro-ônibus pode ser configurado para levar 18 passageiros em poltronas semileito. Ou seja, ideal para operações com troca de turno de funcionários. Há ainda a versão destinada ao transporte convencional, com capacidade para 25 passageiros. Segundo a Kaufmann, a expectativa é vender cerca de 100 unidades por ano no Chile.

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