A Mercedes-Benz do Brasil intensificou os testes do seu chassi de ônibus elétrico urbano eO500U em diversas capitais brasileiras. Desenvolvido e produzido em São Bernardo do Campo (SP), o modelo já circula em demonstrações reais em Vitória (ES) e passou por ensaios em cidades como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).
- VEJA MAIS:
- Conceito Vision V antecipa o futuro das vans da Mercedes-Benz
- Há poucos caminhões a gás à venda, mas combustível é abundante
- Conheça as 'Big Four', as maiores fabricantes de caminhões da China
Em operação desde o fim de 2022, o eO500U acumula 436 unidades em circulação. Desse total, 111 modelos são da própria marca e outros 325 exemplares em parceria com a Eletra. A maior parte dessa frota está concentrada na cidade de São Paulo (SP).
Além do mercado interno, o chassi elétrico brasileiro também vem sendo avaliado em países da América Latina. O Chile e a Argentina, por exemplo, já receberam unidades para testes, com aprovação técnica no primeiro. O México será o próximo destino do eO500U.
Testes do ônibus elétrico articulado e eO500UA
A fabricante também prepara o lançamento de um modelo articulado elétrico, o eO500UA, apresentado durante a feira LatBus 2024. O veículo está em desenvolvimento no Brasil e será submetido a testes de durabilidade e operação urbana em 2025. Além disso, a produção está prevista para ocorrer na fábrica da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, com início das entregas a partir de 2026.

De acordo com a montadora, o novo ônibus articulado também será oferecido a outros mercados latino-americanos. Os testes contarão com carroçaria da Caio e devem ocorrer tanto em vias urbanas quanto no campo de provas da empresa em Iracemápolis (SP), em parceria com a Bosch.
Todavia, a Mercedes-Benz reforça que a eletrificação dos ônibus urbanos depende do engajamento de governos e empresas privadas, especialmente para viabilizar infraestrutura de recarga e financiamento. A companhia afirma ter capacidade produtiva para atender à demanda crescente de ônibus elétricos no Brasil e no exterior.
“Para que a solução de eletromobilidade seja sustentável para o Brasil do ponto de vista tecnológico, estrutural e comercial, é preciso um empenho efetivo dos governos federal, estadual e municipal e da iniciativa privada. Isso é fundamental para viabilizar o financiamento de ônibus elétricos no País e a implantação efetiva da infraestrutura de carga e recarga”, salientou Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.