A Marcopolo vai concentrar a produção do ônibus elétrico Attivi na fábrica de São Mateus, no Espírito Santo. A informação foi dada ao Estradão pelo CEO da companhia, André Armaganijan. Para isso, a fabricante anuncia investimento de R$ 50 milhões. O montante contempla a expansão da fábrica capixaba, bem como a modernização dos processos. Afinal, a unidade vai receber a produção de veículos de maior valor agregado.
Conforme Armaganijan, com a eletrificação, a Marcopolo vai aumentar a complexidade na produção dos veículos. Por essa razão, os investimentos incluem novos ferramentais. Da mesma forma, vai fomentar o desenvolvimento da cadeia de fornecedores locais.
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"A fábrica de São Mateus foi escolhida por ter um layout que permite sua expansão. Além disso, colocamos como estratégia que local seria uma fábrica de produção de micro-ônibus e ônibus urbanos. Mas, agora, a tendência no urbano é a eletrificação", explica o executivo.
Além disso, a fábrica do Espírito Santo fica em uma região estratégica do ponto de vista logístico. Isso porque permite a entrega de veículos para diversas regiões do País com agilidade, graças à infraestrutura portuária. Isso também favorecerá a exportação.
Fábrica de São Mateus permitirá ampliar o portfólio
Vale lembrar que as operações no Espírito Santo começaram em novembro de 2014, mas apenas com produção de ônibus a diesel. Seja como for, a estrutura se soma às duas outras fábricas da Marcopolo no País. Assim como outras seis pelo mundo. Mas a planta capixaba é a mais moderna. Assim, a Marcopolo vai manter a produção dos micro-ônibus e dos ônibus urbanos diesel, além dos elétricos. Hoje, a unidade produz 19 veículos por dia.
Com as atualizações que serão feitas ao longo de 2024, a produção vai subir para 26 ônibus por dia. Além disso, a produção do Attivi em São Mateus vai gerar a contratação de mais 200 funcionários. Atualmente, a unidade empresa 2 mil pessoas.
Attivi fecha 2023 com 130 unidades fabricadas
A planta vai produzir o Attivi Integral, bem como o chassi. Por ora, o Attivi continua a ser feito na unidade da Marcopolo em Caxias do Sul (RS). A fabricante encerra este ano com 130 unidades fabricadas. E pelo menos até o 1º semestre de 2024, a produção permanece no Sul. Em São Mateus, o Attivi passa a ser fabricado a partir do 2º semestre de 2024.
Seja como for, a Marcopolo não descarta a possibilidade de novas versões elétricas. Por isso, deve desenvolver em breve versões de micro-ônibus e ônibus articulados elétricos. Ademais, ônibus híbridos e hidrogênio também são soluções em estudo. A marca tem parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e já testa a versão a hidrogênio.
"A eletrificação vai ampliar como negócio no Brasil e no mundo. Mas hoje estamos focados nesse segmento, porque tem muita renovação para acontecer. Mas, claro, à medida que o mercado demandar por demais modelos, estaremos presentes. Seja como Marcopolo ou com os nosso parceiros", diz o CEO da empresa.