A Marcopolo anunciou seu retorno ao mercado europeu, concentrando esforços no segmento rodoviário. A fabricante de Caxias do Sul (RS) apresentará o Paradiso G8 1200 durante a Busworld Europa 2025, que ocorrerá entre 4 e 9 de outubro em Bruxelas, Bélgica.
- VEJA MAIS:
- Câmeras em caminhões reduzem risco de acidentes; veja as vantagens da tecnologia
- Volvo FMX elétrico tem 666 cv de potência e 250 km de autonomia
- Venda de ônibus cai em agosto, mas mantém alta em 2025
De acordo com o CEO da Marcopolo, André Armaganijan, mudanças no setor de ônibus criaram um cenário favorável para que empresas estrangeiras com capacidade técnica e flexibilidade produtiva atuem na Europa. “O Paradiso G8 1200 representa nossa capacidade de adaptação às demandas globais e reforça nosso compromisso com a expansão internacional”, afirmou.
Ônibus adaptado ao mercado europeu
Segundo a Marcopolo, o Paradiso G8 1200, produzido no Brasil, atende às normas técnicas e homologações exigidas na Europa. Dessa forma, o veículo oferece compatibilidade com os principais chassis utilizados no continente.

Ainda de acordo com o fabricante, o modelo tem acessibilidade aprimorada, incluindo segunda porta no entre-eixos e sanitário reposicionado. O interior conta com poltronas ajustáveis e portas pantográficas eletropneumáticas. Além disso, o ônibus pode receber sistemas de conectividade centralizada, painel controlável por tablet e cibersegurança.
O Paradiso G8 1200 também oferece soluções de segurança, combinando recursos ativos e passivos. Entre eles estão a frenagem autônoma de emergência (AEB), alerta de saída de faixa (LDW), controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sensor de ponto-cego, bem como sistema de visão 360°. Conforme dados da Marcopolo, o veículo mede 13,5 metros e acomoda até 55 passageiros.

Marcopolo retorna à Europa
A Marcopolo esteve ausente do mercado europeu desde 2009, quando encerrou operações na fábrica de Coimbra, Portugal. Agora, a empresa atenderá o mercado europeu com modelos produzidos no Brasil.