A Marcopolo acaba de celebrar um marco importante em sua trajetória. A unidade industrial de São Mateus (ES) atingiu a produção de 20 mil veículos desde a sua inauguração. Todavia, para marcar a conquista, a empresa realizou a entrega de 40 novos ônibus urbanos para o sistema Transcol, responsável pelo transporte coletivo na Região Metropolitana da Grande Vitória. Com a entrega, a empresa vai somar 137 veículos da marca.
Além disso, a Marcopolo alcançou 70% de participação na renovação da frota urbana da Grande Vitória neste ano. Esse desempenho consolida a posição da companhia como principal fornecedora da região.
VEJA MAIS:
- O ESC não é obrigatório em caminhões 8x2, 8x4 e ônibus urbanos; entenda
- Veja os caminhões 4x2 para bitrem de 6 eixos disponíveis no Brasil
- Caminhões elétricos: veja três modelos com até 600 km de autonomia
Entrega reforça compromisso com inovação e sustentabilidade
O ônibus que simboliza a 20ª milésima unidade, um modelo Torino, foi entregue à operadora Unimar. Esse veículo representa o avanço da Marcopolo na oferta de soluções modernas, acessíveis e ambientalmente responsáveis. Os 40 ônibus destinados ao sistema Transcol oferecem ar-condicionado, Wi-Fi, acessibilidade e motorização Euro 6, padrão que contribui para reduzir significativamente as emissões de poluentes.
Segundo o diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan, o volume de produção alcançado não reflete apenas números. “Mais do que um marco de produção, as 20 mil unidades fabricadas em São Mateus simbolizam o nosso compromisso de longo prazo com o Espírito Santo. Investimos em tecnologia, capacitação e parcerias locais porque acreditamos no potencial da região e no papel transformador da indústria para a sociedade”, destaca o executivo.
Ainda de acordo com Portolan, essa nova entrega materializa o compromisso da empresa com a inovação, a mobilidade urbana eficiente e a indústria nacional. “A fábrica de São Mateus tem papel estratégico na nossa operação e no desenvolvimento do setor automotivo brasileiro”, complementa.
Unidade de São Mateus fortalece a indústria automotiva capixaba
Nesse sentido, a planta da Marcopolo em São Mateus começou suas operações em 2014 com a fabricação de micro-ônibus da marca Volare. Ao longo dos anos, a unidade consolidou-se como um polo estratégico da companhia. Assim, gerando empregos, atraindo fornecedores e impulsionando a economia regional.
A partir de 2019, a unidade passou a produzir também carrocerias para ônibus urbanos, ampliando sua capacidade produtiva e diversidade de modelos. Para seguir acompanhando as tendências de mobilidade e sustentabilidade, a Marcopolo anunciou, em 2023, um investimento de R$ 50 milhões para modernizar e expandir a planta.
Como resultado, a unidade de São Mateus se prepara para se tornar referência na fabricação de ônibus elétricos no Brasil. A primeira unidade do modelo Attivi Integral fabricada no Espírito Santo foi concluída em outubro do ano passado.