Notícias

Marcopolo apresenta ônibus com interiores renovados

Ônibus da Marcopolo expostos na Latbus têm novas soluções tecnológicas e ampla lista de recursos de conforto e comodidade

Thiago Vinholes

08 de ago, 2024 · 9 minutos de leitura.

Publicidade

Marcopolo, Lat.Bus 2024,
Novos ônibus da Marcopolo na Lat.Bus 2024
Crédito:Andrea Ramos

A Marcopolo apresenta na Latbus 2024, em São Paulo, seus ônibus com interiores atualizadas. Segundo a marca, as novidades à mostra no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista, incluem o Paradiso G8 1200, Paradiso G8 1350, Paradiso G8 1800 DD (dois andares), todos rodoviários, além do urbano Attivi Integral, com sistema de propulsão 100% elétrico.

Atualmente, a Marcopolo lidera o mercado de carrocerias para ônibus no Brasil. Em 2023, a empresa com sede em Caxias do Sul (RS) produziu 13.035 veículos, sendo 83% deles feitos no País e 17% no exterior. A empresa tem fábricas no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo, bem como na Argentina, Colômbia, México, África do Sul, Austrália e China.

Lançamentos da Marcopolo

Paradiso G8 1800 DD

Principal lançamento da Marcopolo é o Paradiso G8 1800 DD. Segundo a empresa, o novo ônibus conta com inovações incluindo soluções com inteligência artificial para o sistema de ar-condicionado, além de câmeras com visão de 360° e controle remoto via Bluetooth para som, luzes e temperatura.


Publicidade

Marcopolo, Paradiso G8 1800 DD, Lat.Bus 2024
Linha Paradiso traz várias atualizações, incluindo soluções com IA; (Fotos: Andrea Ramos/Estradão)

O Paradiso G8 1800 DD exposto na feira tem chassi Volvo B150R 8x2. Assim, mede 15.000 mm de comprimento, 2.600 mm de largura, 4.100 mm de altura e tem capacidade para 50 passageiros. Outro destaque é o dispositivo de poltrona móvel (DPM), que facilita o embarque e desembarque.

Faróis do tipo Full-LEDs, bem como luzes de neblina na dianteiro e traseiro, painel frontal de alta resolução para exibição de itinerário e câmeras no lugar dos espelhos retrovisores estão no pacote. Assim como sensores de obstáculos, câmera na traseira e sistema de monitoramento do salão de passageiros.


Bom nível de conforto para passageiros

Aliás, na parte interna o Paradiso G8 1800 DD chama a atenção pelo nível de conforto e comodidades aos passageiros. No piso superior, há poltronas do tipo leito e semi-leito em mais de uma configuração. Além disso, no primeiro piso as poltronas são do tipo leito cama.

De acordo com a Marcopolo, em todos os assentos há entradas USB e monitores individuais, sendo que algumas têm massageador. Outros mimos são os porta-pacotes com tampa, teto decorado, iluminação interna para cromoterapia, geladeiras, aquecedores de líquidos e tomadas elétricas.

No mesmo sentido, há mesa de jogos, sanitário com acionamento a vácuo e sistema de ar-condicionado de alta capacidade. Bem como recursos avançados de áudio e vídeo, incluindo internet via satélite a bordo e equipamento de entretenimento com servidor próprio.


Paradiso G8 1350

Por sua vez, o Paradiso G8 1350 foi montado sobre um chassi Scania K370C B6x2, com 14.000 mm de comprimento, 2.600 mm de largura e 3.980 mm de altura. Com isso, a capacidade é para 46 passageiros. Dos equipamentos, destaque para as poltronas do tipo semileito e portas USB "A" e "C". Há, ainda, elevador, tanque com capacidade para 700 litros de diesel, dispositivo anti-colisão e sanitário traseiro.

Além disso, o ônibus tem faróis Full-LEDs e de neblina, bem como sistema de ar-condicionado de 136.500 BTUs/h. Bem como equipamentos de áudio e vídeo, três monitores, plugue para microfone, iluminação exclusiva, geladeira de 70 litros e tomadas elétricas.

Paradiso G8 1200

O Paradiso G8 1200 tem chassi Volkswagen 18.320 SH Euro 6, com 14.000mm de comprimento, 2.600mm de largura e 3.800mm de altura. O veículo acomoda 46 passageiros em poltronas Semileito, inclui tomadas USB A e C, elevador DPM, tanque de combustível de 500 litros e sanitário traseiro.


Equipado com faróis Full LED, faróis de neblina e sistema de ar-condicionado de 136.500 BTU/h, o modelo oferece conforto e tecnologia. A cabine conta com defroster, sistema Multiplex 4.3", rádio, áudio e vídeo com DVD, três monitores, plug de microfone, iluminação Bio Lighting, geladeira de 70 litros e tomadas elétricas.

Attivi Integral com novo interior

O Marcopolo Attivi Integral exposto na Lat.Bus tem uma configuração interna inédita para o mercado latino-americano. Conforme explica o fabricante, essa nova disposição oferece conforto, segurança, praticidade e um padrão de acabamento elevado. O ainda modelo recebeu atualizações em software e sistemas, resultando em menor consumo de energia e maior eficiência.

Além disso, o veículo mede 12.950mm de comprimento, 2.550mm de largura e 3.675mm de altura, comportando 89 passageiros. O ônibus elétrico renovado inclui poltronas City estofadas com apoio de cabeça, tomadas USB tipo A no salão e poltrona do motorista pneumática Ergodesign.


Para aumentar a segurança e conforto, o Attivi Integral possui rampa para cadeirantes, sistemas de ar-condicionado, Multiplex e monitoramento com três câmeras. Adicionalmente, conta com itinerário frontal e lateral, câmera extra ligada aos monitores, monitor fixo de 15,6", rádio e toca-DVD no painel.

O Attivi tem motor elétrico com potência equivalente a 523 cv e torque de 289,8 mkgf. Além disso, a capacidade da bateria é de 396,75 kWh, permitindo carregamento em quatro horas e autonomia de até 250 quilômetros, segundo a Marcopolo. Por fim, vem com suspensão a ar, sistema de supressão de incêndio, câmeras no lugar dos retrovisores externos e faróis de neblina na dianteira.

Lat.Bus 2024

A Latbus 2024 começou vai até esta quinta-feira (8), no São Paulo Expo. O pavilhão de exposições fica na Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km, na Água Funda. Confira a programação completa e os horários dos seminários no site da feira.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião