Notícias

MAN lança ônibus elétrico mais aerodinâmico que uma Ferrari

Lion’s Coach E da MAN Truck & Bus estreia em 2025 com autonomia de até 650 km e Cx inferior ao de supercarros

Thiago Vinholes

15 de mai, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

MAN, ônibus elétrico,
Esboço do ônibus elétrico Lion’s Coach E; modelo chegará ao mercado europeu em 2026
Crédito:MAN/Divulgação

A MAN Truck & Bus revelou nesta semana o primeiro ônibus rodoviário elétrico de grande porte projetado na Europa. A empresa vai apresentar o modelo Lion’s Coach E ao público em outubro, durante a feira Busworld Europe, em Bruxelas, na Bélgica. O veículo se destaca por um feito curioso: alcança um coeficiente de arrasto (Cx) de 0,31, valor inferior ao da Ferrari Enzo, que registra Cx de 0,36. A montadora iniciará a produção em série do modelo em 2026, na fábrica de Ancara, na Turquia.

Além do perfil aerodinâmico de destaque, o Lion’s Coach E alcança uma autonomia de até 650 quilômetros por meio de pacotes de baterias NMC (de Níquel, Manganês e Cobalto) com capacidade entre 356 e 534 kWh. De acordo com o fabricante, essa capacidade de armazenamento energético permite a operação do veículo em rotas de curta e média distância, como fretamento e turismo urbano.

MAN, Lion’s Coach E,
Lion’s Coach E tem autonomia de até 650 km e transporta 61 passageiros - MAN/Divulgação

Além disso, a MAN utilizou como base a estrutura do Lion’s Coach a diesel, lançado em 2017. A empresa vai oferecer inicialmente a versão elétrica com três eixos e 13,9 metros de comprimento, com capacidade para até 61 passageiros. Conforme dados da marca, o modelo tem peso bruto máximo de 27,3 toneladas.

Projeto aposta em design aerodinâmico e cockpit digital

O Lion’s Coach E adota o conceito de design que a MAN chama de “Smart Flow Design”, desenvolvido para reduzir a resistência aerodinâmica. Com esse ajuste, o valor Cx caiu de 0,34 (na versão a diesel) para 0,31, o que ajuda a ampliar a autonomia. Ademais, a fabricante incorporou ao ônibus um cockpit digital por meio do sistema MAN SmartSelect, ampliando o conforto e a segurança do condutor.


Lion’s Coach E, ônibus elétrico
Modelo será produzido na fábrica da MAN em Ancara - MAN/Divulgação

Paralelamente, a MAN adaptou a fábrica de Ancara nos últimos meses para produzir o novo modelo. A empresa prevê entregar uma frota inicial a clientes selecionados na Europa em 2025, antes do início oficial da produção. Além disso, a MAN projetou o novo ônibus elétrico para recarga em estações do padrão MCS (Carregamento por Megawatts), com potência de até 750 kW, o que pode abrir caminho para o uso em rotas de longa distância nos próximos anos.

A empresa pretende ampliar o portfólio de modelos elétricos até o final da década. Até lá, o Lion’s Coach E funcionará como vitrine da nova fase da MAN: silenciosa, sem emissões e mais aerodinâmica que muitos carros superesportivos.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião