A MAN apresentou o Lion’s Coach E, o primeiro ônibus rodoviário elétrico desenvolvido por um fabricante europeu. O veículo foi o principal destaque da marca alemã no Busworld Europe 2025, realizado neste semana em Bruxelas, Bélgica.
- VEJA MAIS:
- Volvo recebe nota máxima em nova avaliação de segurança do Euro NCAP
- Uber e Tesla lançam programa para acelerar adoção de caminhões elétricos nos EUA
- Daimler Buses apresenta novos ônibus elétricos na Busworld 2025
O modelo aproveita a plataforma do Lion’s Coach a diesel, lançado em 2017, com chassi de três eixos e 13,9 metros de comprimento. De acordo com o fabricante, o Lion’s Coach E tem capacidade para até 61 passageiros e espaço para bagagens. O peso bruto máximo do veículo é de 27,3 toneladas.

Design superaerodinâmico e longo alcance
O Lion’s Coach E incorpora o conceito que a MAN chama de Smart Flow Design, focado em reduzir a resistência aerodinâmica. Como resultado, o coeficiente de arrasto (Cx) do novo modelo é de 0,31. Esse número é excepcional para um ônibus e se aproxima dos valores típicos de carros superesportivos.
Segundo a MAN, o ônibus usa baterias NMC (Níquel-Manganês-Cobalto) com capacidades entre 356 kWh e 534 kWh. A variante de maior alcance tem alcance de até 650 quilômetros, conforme dados da marca. Ainda de acordo com a empresa, esse alcance viabiliza o uso do ônibus elétrico em rotas de média e curta distância na Europa.

O Lion’s Coach E possui o motor elétrico MAN eCD330, posicionado na parte central do chassi e tração traseira. Conforme dados da marca, a potência máxima é de 330 kW (449 cv) e o torque chega a 2.039 mkgf. Além disso, o conjunto acompanha a transmissão automatizada MAN TipMatic 4, de quatro marchas.
A produção em série do primeiro ônibus rodoviário elétrico da Europa está prevista para 2026, na fábrica da MAN de Ancara, na Turquia.