Décio Costa

20/09/2021 - 13 minutos de leitura. Atualizado: 21/09/2021 | 18:14

Maior feira de ônibus da América Latina; Veja destaques de 2021

Maior evento do transporte de passageiro da América Latina mostra as principais novidades do setor de ônibus em ambiente online

Feira e seminário do lançam luz sobre o ônibus na internet Crédito: Scania/Divulgação

O segmento de ônibus foi um dois mais afetados pela pandemia. Por isso, naturalmente ganhará destaque nesta semana durante o Seminário Nacional NTU 2021 e a Lat.Bus - Feira Latino-americana do Transporte. No ar entre os dias 21 e 23 de setembro, o evento deste ano será virtual e tem a mobilidade como principal pauta.

Esta é a primeira edição online do evento que é o maior do setor da América Latina. Com o tema "O Novo Transporte Público Coletivo", esta edição pretende fomentar discussões. Por exemplo, especialistas e fabricantes de ônibus debaterão modelos tarifários, bem como financiamentos, contratação de serviços, marco legal do segmento etc.

O seminário acontece em meio à tão esperada retomada do segmento com o avanço da vacinação. Por isso, a programação é extensa. E o interessado em participar deve se cadastrar na plataforma do evento. Além disso, todo o material estará disponível por 30 dias.

Continua depois do anúncio

Simultaneamente aos debates, os estandes virtuais estarão de portas abertas com as principais novidades em ônibus. Assim, o operador conta com uma ampla visão não só de negócio, mas também dos produtos. O Estradão traz os pacotes mais relevantes levados pelas marcas, confira a seguir.

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz desembarca na Lat.Bus 2021 com o anúncio de uma oferta de serviço exclusivo para ônibus. A princípio, o Serviço 4.0 ficará disponível para toda a linha da marca a partir do início do ano que vem.

A novidade é baseada em telemetria e conectividade. Assim, monitoramento e diagnose em tempo real estão dentre os principais benefícios para o operador. De acordo com a fabricante, em outubro os testes começam em alguns clientes.


Diretor de vendas de ônibus, Walter Barbosa, conta ser um produto desenvolvido pelo Grupo Daimler simultaneamente para Brasil, Europa e Estados Unidos. “O gestor terá informações dos eventos georreferenciado com análise online. Certamente trata-se de uma ferramenta capaz de aumentar a disponibilidade do veículo. E consequente reduzir os custos operacionais.”

No estande virtual da marca na Lat.Bus 2021 estarão em evidência os mais recentes lançamentos. Assim, ganha maior destaque eO500U (foto acima), o chassi elétrico que a Mercedes-Benz produzirá em São Bernardo do Campo (SP) a partir do ano que vem.


Além do produto que coloca a fabricante na era da eletrificação, também estarão em destaque o O500 R SuperPadron, chassi urbano para carrocerias de 14 metros. O modelo, a depender da operação, surge para substituir ônibus de 15 ou 18 metros.

Sprinter

Durante o evento, a marca da estrela destaca a sua linha de vans de passageiros Sprinter como a mais completa do mercado. Tanto nos itens de conforto como de segurança. Não por acaso, a família Sprinter, e isso inclui as versões de carga, possui 33% de mercado. Ou seja, de janeiro a agosto, a marca emplacou 6.300 unidades. Logo, participa com 61,3% de market share na categoria de 3,5 t a 5 t de PBT.

Apesar da retração no segmento de passageiros em razão da pandemia, a fabricante vê retomada no segmento de fretamento. Mas com a reabertura das escolas, a marca percebe alguns movimentos de compra. Entretanto, o ano deve encerrar com a maior partipação do segmento de carga. No caso, furgão e chassi-cabine.


Seja como for, sobre projeções, para o CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans, Jefferson Ferrarez, em 2022 o segmento deverá crescer de 15% a 20%.

Ademais, pegando carona no lançamento do ônibus elétrico, a marca anunciou que estuda a possibilidade de trazer a Sprinter elétrica para o Brasil.

"O produto é realidade em alguns mercados europeus. E há discussões avançadas para levar a tecnologia a outros países como Estados Unidos, China e o Brasil. Porém, estamos acompanhando como está o desenvolvimento estrutural do País para receber os veículos elétricos. Dessa forma, vamos analisar quando deverá ser o melhor momento para trazer a Sprinter elétrica", diz Ferrarez.


Scania

Durante a coletiva de imprensa dos fabricantes na abertura da Lat.Bus 2021, a Scania revelou que o futuro da mobilidade do transporte será eclético. Nesse sentido, para a marca do grifo a eletromobilidade vai chegar. Mas a médio e longo prazos.

“Porém, faz mais sentido haver soluções plurais. Mesmo quando a eletrificação se tornar real. Isso porque as tecnologias serão adaptadas a cada sistema e a cada necessidade do cliente”, diz o gerente de ônibus da Scania para a América Latina, André Oliveira.

Nesse sentido, a Scania já oferece na América Latina as tecnologias como HVO, biodiesel, GNV e biometano para os seus chassis.


Contudo, outro desafio será criar serviços cada vez mais assertivos para o transporte de passageiros. Ou seja, tudo baseado na digitalização. Focando a segurança dos passageiros e o custo total de operação. Bem como serviços financeiros, contrato de manutenção ajustados à necessidade de cada operação, treinamento de motoristas entre outros serviços que já são reais. Mas que tendem a melhorar conforme o avanço tecnológico.

Sobre o ônibus a gás, a Scania destacou a solução na América Latina. Países como Colômbia, Argentina e Peru já há unidades vendidas. No Brasil, a tecnologia está há dois meses sendo avaliada na operação da Turis Silva. Contudo, a Scania não revelou os resultados. Argumentando que ainda são preliminares.


Retomada já é real

Sobre o mercado, a Scania está otimista. Sobretudo pelo avanço da vacinação. Com isso, o gerente de vendas de soluções para mobilidade da Scania, Celso Medonça acredita que haverá retomada mais pujante no turismo. Mas também, como de costume, o cliente fará pré-compras antes da introdução do Proconve P8 (Euro 6).

Nesse sentido, a fabricante destacou seus produtos compostos por 30 modelos. Com capacidades para até 270 passageiros e com até 28 metros de comprimento. Destacou ainda as linhas K 400 6x2 e K 440 8x2 rodoviários. Modelos que representam 60% das vendas do portfólio.

Ademais, Mendonça diz que os ônibus da marca estão rodando 25% mais este ano, quando comparado até o mês de setembro do ano passado. Os dados são com base nos três mil ônibus conectados da marca. E que fornecem mensalmente a quilometragem média.


Volkswagen Caminhões e Ônibus

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) aproveita a Lat.Bus 2021 para ampliar a oferta na categoria de micro-ônibus. Isso porque, a fabricante traz para o evento o chassi 10.160 OD.

O novo produto, de acordo a marca, foi desenvolvido em parceria com encarroçadores para proporcionar configuração padronizada para entregas mais rápidas. Assim, o veículo chega com capacidade para 36 passageiros. O trem de força traz motor de 162 cv e torque 61,1 mkgf. O propulsor está associado a uma caixa de câmbio manual ZF de cinco velocidades.


Outros modelos

Além disso, a VWCO também destaca o recente chassi Volksbus 15.190 ODS e faz o lançamento comercial do 22.280 ODS. Logo, espera mostra suas capacidades para atender o segmento de ônibus urbano.

Com o 15.190, a proposta é entregar mais conforto pela presença de suspensão pneumática, bem como suportar queda de demanda em operações onde antes atuavam ônibus de 17 toneladas.

Da mesma maneira, o 22.280 ODS passa a ser a opção da marca para serviços de transporte nos quais o articulado ficou grande demais. Assim, o veículo é configurado com um terceiro eixo direcional na dianteira. Com isso, o arranjo permite capacidade para 115 passageiros em carroceria de até 15 metros.


Volvo

A Volvo Bus estreia serviço de arrendamento mercantil na Lat.Bus 2021. Ou seja, lança o ônibus por assinatura. O produto, assim, pretende atender o operador de linha rodoviárias regulares. Ou do turismo com período determinado.

Criado pela Volvo Financial Services (VFS), a oferta surge como novidade pioneira no segmento. Até então oferecida somente para caminhões.

Logo, o mercado de ônibus pode optar por contratos de 24, 36 ou 60 meses. Dessa maneira, o operador paga mensalidade na qual o valor inclui emplacamento e manutenção. Ao fim do período, o empresário tem a possibilidade de comprar o veículo ou mesmo devolver à marca.


De acordo com o diretor da VFS, Valter Viapiana, o serviço é indicado para negócios com contratos pré-determinados. “Nas operações de fretamento contínuo, por exemplo, é comum trabalhar com períodos definidos pela empresa contratante.”

A fabricante de Curitiba (PR), ainda expõe como estrela para a feira, os recentes lançamentos B420R+ e B450R+. Os chassis rodoviários representam uma nova geração de produtos. Com promessa de economia no consumo de combustíveis.

Notícias relacionadas

Notícias

Ônibus elétrico Higer vai rodar em testes no Aeroporto de Congonhas

Notícias

Ônibus mais bonito do mundo; veja onde ele roda

Passageiros

Lula inaugura fábrica de ônibus elétricos da Eletra em São Bernardo do Campo (SP)

Notícias

Iveco apresenta micro-ônibus eDaily totalmente elétrico na Europa