Redação

22/03/2021 - 4 minutos de leitura.

Linha OF de chassis Mercedes-Benz chega aos 50 anos

Nestas cinco décadas, a Mercedes-Benz vendeu mais de 256 mil unidades dos chassis dessa família

Crédito: Divulgação: Mercedes-Benz

A linha OF de chassis Mercedes-Benz com motor frontal completou 50 anos de existência. Nestas cinco décadas, a fabricante vendeu mais de 256 mil unidades dos chassis dessa família no mercado brasileiro. O volume representa 5 mil unidades por ano e faz do chassi OF 1721 o mais comercializado ao longo das décadas. O primeiro modelo a ser lançado foi o OF 1313 chegou em 1971.

O OF-1721 teve sua primeira versão comercializada entre 1998 e 2004, sendo campeão de vendas do mercado em todos esses anos. De acordo com a Mercedes-Benz, entre 2005 e 2011, com a entrada em vigor da norma Euro 3 no Brasil, ele foi substituído pelo OF 1722. A partir de 2012, já na atual versão Euro 5, este chassi de ônibus voltou a receber a denominação OF 1721.

Chassis OF asseguram robustez e baixo custo operacional

O portfólio atual da linha OF de ônibus Mercedes-Benz inclui os modelos 1519 (urbano), 1519 R (escolar), 1621 (fretamento), 1721 e 1724 (urbano, rodoviário e fretamento, ambos com versões de suspensão metálica ou pneumática).

Continua depois do anúncio

De acordo com a Mercedes-Benz, há uma trabalho contínuo para que o mercado reconheça a robustez e resistência da família de chassis. A marca também investe constantemente para melhorar o nível de segurança, redução do consumo de combustível e reduzir custo de manutenção.

Fábrica 4.0

Em setembro de 2020, a Mercedes-Benz do Brasil inaugurou sua nova linha 4.0 de Produção de Chassis de Ônibus, na matriz da Empresa em São Bernardo do Campo.

O conceito da nova linha de produção e os modernos recursos asseguram à Mercedes-Benz do Brasil maior flexibilidade para atender às demandas dos clientes.


Ou seja, com o conceito 4.0 a Mercedes-Benz deverá ficar mais competitiva no segmento de ônibus. “Seremos mais fortes nesse mercado”, afirma o diretor de Vendas e marketing da empresa, Walter Barbosa. Atualmente a marca tem 75% de participação no segmento urbano, um dos principais do Brasil.

Com a fábrica 4.0, portanto, o Brasil passa também a ter mais agilidade nas entregas para exportações. Com isso, ganha força nas vendas externas. A nova linha de produção de ônibus da Mercedes-Benz abastecerá outros países da América Latina, além da África e Ásia.

De acordo com a Mercedes-Benz, o projeto é fruto de investimentos de R$ 107 milhões dos R$ 2,4 bilhões que fazem parte do ciclo de previsto no período de 2018 a 2022.


Notícias relacionadas

Notícias

Comil apresenta linha 2025 do Campione HD Invictus

Notícias

Dono da JAC Motors traz ao Brasil nova marca de ônibus elétrico

Notícias

Ônibus elétrico Higer Fencer F6ev pode vir ao Brasil

Notícias

Ônibus elétricos BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo serão entregues a Curitiba