Andrea Ramos

02/01/2023 - 4 minutos de leitura.

Já em operação, primeira ambulância elétrica do Brasil é da JAC Motors

A van elétrica iEV750V, da chinesa JAC Motors, pertence à Porto Saúde e faz parte da política da empresa direcionada às questões ambientais

Primeira ambulância elétrica do Brasil é versão adaptada de van da JAC Motors Crédito: Divulgação/JAC Motors

A primeira ambulância 100% elétrica do Brasil é da JAC Motors e já está em operação. O veículo chega para atender pacientes da Porto Saúde. Assim, contempla práticas sustentáveis da empresa, que já conta com uma frota de 20 automóveis eletrificados desde 2017.

De acordo com a Porto Saúde, o objetivo com a ambulância elétrica é reduzir a emissão dos gases de efeito estufa em até 87,33% ao ano. Isso quando se compara a uma ambulância convencional movida a diesel que roda, por exemplo, uma média de 3 mil km ao mês.

Seja como for, a ambulância é a van elétrica JAC iEV750V. Seu motor gera 163 cv de potência e robustos 76,5 mkgf de torque máximo. Já as baterias têm capacidade de 92 kWh e rendem uma autonomia de até 235 km. O carregamento leva cerca de 13 horas para completar a carga, ou 8 horas para atingir 50% da capacidade.

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Equipamentos

O JAC iEV750V conta com o sistema i-Pedal. Quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor elétrico se transforma em gerador. Assim recarrega a bateria e eleva a autonomia em até 20%. Além disso, a van traz alguns sistemas inteligentes. Caso do modo Eco, que trabalha em condução mais econômica. Dessa forma, a autonomia chega a 280 km e o sistema aumenta a capacidade de recuperação de energia nas desacelerações e frenagens.

Preço e manutenção

O veículo custa R$ 389.900, sem incluir o valor da transformação. No caso da ambulância da Porto Saúde, a Alpha6, parceira da JAC Motors, foi quem converteu o modelo. O valor da adaptação não foi revelado, mas, para comparação, um Mercedes-Benz Sprinter 416 Van custa a partir de R$ 332 mil, segundo a Tabela Fipe.

Vale ressaltar que o custo de manutenção da van elétrica é inferior ao de veículos a combustão. Afinal, o motor elétrico dispensa itens como bicos e bomba injetora, assim como radiador, sistema de escapamento, correias, entre outros. Ademais, por se tratar de um elétrico, não há ruído do motor. O pouco barulho a bordo vem do sistema de ar-condicionado. 


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