A Iveco vai entregar de cerca de 500 ônibus, ainda no primeiro trimestre de 2025, para o programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Caminho da Escola. Segundo a marca, a entrega consolida seus bons resultados de vendas, graças também à iniciativa.
De acordo com a fabricante, em 2024 ela entregou 2 mil ônibus de um total de 3.250 encomendas. Ou seja, são cerca de 46% das 7,1 mil unidades habilitadas para a atual edição do programa. o Caminho da Escola visa garantir o transporte de estudantes em todo o País, sobretudo em áreas mais remotas.
VEJA TAMBÉM
Mercedes-Benz Actros Estrela Delas: primeira unidade é da APK
Iveco começa ofensiva para crescer no Brasil em 2025 e S-Way é a estratégia
Retrospectiva 2024: ônibus elétricos movimentaram a indústria
Publicidade
Assim, a Iveco entregou, por exemplo, 355 ônibus para a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco em 2024. Do mesmo modo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia recebeu outras 165 unidades. Por sua vez, para a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná foram 102 ônibus.
Iveco é uma das líderes em entregas ao programa
Como resultado, a Iveco se consolida como uma das marcas líderes na entrega de veículos ao programa. "Celebramos 2024 com essas entregas de ônibus escolares", diz o vice-presidente da Iveco Bus para América Latina, Danilo Fetzner. "Para nós, um transporte eficiente é essencial para fortalecer as políticas públicas de educação em todo o País."
Conforme e Iveco, sua linha de produtos voltada ao programa inclui o BUS 10-190, na categoria ORE 2, ou seja, de Ônibus Rural Escolar 2. E, pela primeira vez, faz parte das opções o BUS 15-210 ORE 3 (Ônibus Rural Escolar 3). Assim como outros ônibus da companhia, os motores são fornecidos pela FPT Industrial.
No caso do 10-190, o motor gera 190 cv de potência e a capacidade á para 44 passageiros, além do motorista. Por sua vez, no 15-210, que leva 59 passageiros mais motorista, o motor é de 210 cv. Seja como for, nos dois modelos há soluções voltadas à acessibilidade, como espaço para cadeiras de rodas.
Ônibus da Iveco têm chassi reforçado
De acordo com a fabricante, os dois modelos têm chassi reforçado para rodar em terrenos acidentados. Além disso, há balanço dianteiro e traseiro reduzidos para facilitar as manobras e melhorar a estabilidade.
No mesmo sentido, há bloqueio de diferencial automático e suspensão reforçada. Conforme a Iveco, esses modelos têm também dois anos de garantia. Bem como plano de manutenção incluído no pacote de serviços, com gratuidade para as duas primeiras revisões preventivas.