O destaque da Iveco na Latbus, que vai até quinta-feira (8) é o ônibus 17-210 G, a gás ou biometano, conforme antecipado pelo Estradão. Todavia, nesta terça-feira (6), a marca destacou ainda dois modelos que vão compor seu futuro portfólio de veículos focados na redução das emissões de poluentes.
Um deles é o chassi 17-E BEV, com tração 4x2, motor elétrico e destinado a carrocerias de ônibus de 9,6 metros a 12 m. Portanto, o foco é a aplicação no transporte urbano de passageiros. Segundo a empresa, o modelo pode receber de quatro a oito pacotes de baterias instalados entre as longarinas no chassi.
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De acordo com informações da Iveco, esse tipo de solução tem custo menor do que a instalação feita no teto do veículo, o que representa um valor final mais competitivo. Isso porque não é preciso reforçar a estrutura da carroceria. Conforme a fabricante, a autonomia chega a 250 km.
O novo modelo tem motor elétrico com potência de 145 kWh, equivalentes a 197 cv, e 107,6 mkgf de torque contínuo. Como o motor é instalado entre os eixos do chassi, há bom espaço para as portas. Seja como for, trata-se de protótipo, que será submetido a testes de validação antes da estreia comercial. E foi desenvolvido em parceria com a Giaffone Electric.
Iveco eDaily ganha opção para passageiros
Da mesma forma, o eDaily Minibus está no estande da marca na configuração 8 + 1 VIP. De acordo com a marca, há um pacote completo e adaptável para diferentes atividades de transporte de passageiros. Além disso, a tração é traseira e o motor tem potência de 140 kWh, ou 190 cv, e torque de 40,8 mkgf.
A autonomia pode chegar a 300 km. Isso porque o eDaily Minibus pode ter até três baterias de 37 kWh cada, o que se traduz em capacidade total de 111 kWh. As baterias de íons de lítio são feitas pela FPT e instaladas dentro do chassi. Conforme a Iveco, o peso total é de 260 kg.
Segundo a Iveco, por meio do seletor de modos de direção é possível escolher entre potência máxima ou economia de energia. Para isso, há três níveis de atuação do sistema de regeneração das forças de frenagem. Além disso, há o one pedal, que permite dirigir sem uso do pedal de freio.
Iveco tem ônibus a gás para test-drive
Como resultado, há maior eficiência energética, bem como redução no consumo de peças do conjunto, como discos e pastilhas de freio. De acordo com o vice-presidente da Iveco Bus para América Latina, Danilo Fetzner, com isso a marca consolida a oferta de soluções customizadas.
Além das novidades expostas no estande da marca, quem visitar a Latbus 2024 poderá dirigir o ônibus a gás da Iveco. Trata-se do 17-210 G, cuja aplicação é principalmente o transporte urbano. Seu motor e o N60 CNG, fornecido pela FPT, de 210 cv de potência e 77,5 mkgf de torque.
Conforme a Iveco, um dos destaques é o menor custo com combustível, de até 40%, na comparação com modelos equivalentes a diesel. Além disso, como esse ônibus pode receber até nove cilindros de gás, a autonomia chega a 350 km. Além disso, o tempo de reabastecimento é de cerca de 20 minutos.