A Viação Itapemirim traz de volta o tribus. Ou seja, um dos mais emblemáticos ônibus da empresa e da história do transporte rodoviário de passageiros. Sobretudo por causa do terceiro eixo. Quando foi lançado, nos anos 1970, o sistema era inovador no Brasil.
Nesse sentido, o ônibus volta às estradas com a tradicional pintura amarela que marcou época na Itapemirim. O novo tribus tem carroceria Comil Invictus HD e chassi Scania K400iB 6x2. Ou seja, tem motor de 12,7 litros que gera 400 cv de potência a partir de 1.900 rpm. Bem como 214 mkgf de torque a partir de 1.000 rpm.
Da mesma forma, o novo ônibus foca o conforto. Segundo informações da empresa. o novo modelo tem 44 poltronas mais espaçadas. Da mesma forma, tem serviço semi-leito, diferentemente do modelo do passado, que era convencional.
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Itapemirim celebra 68 anos
Além disso, o novo tribus tem várias comodidades. Por exemplo, há entradas USB individuais, porta-copos, bem como bagageiro ampliado. Da mesma forma, o modelo da Itapemirim traz elevador para embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida.
Ao mesmo tempo que relança o tribus, a Itapemirim celebra 68 anos. Segundo o diretor-executivo da empresa capixaba, Eliandro Bueno, o tribus marcou gerações. "E muito importante na consolidação da nossa empresa no turismo rodoviário do País", diz.
Nesse sentido, Bueno se refere ao pioneirismo do uso de ônibus de três eixos no Brasil. Seja como for , a ideia teria surgido nos anos 1970. Ou seja, Camilo Cola, fundador da Itapemirim, avaliou que o ônibus faria sucesso no Brasil. Isso ocorreu depois que ele voltou de uma viagem aos Estados Unidos.
Tribus já opera entre São Paulo e Campina Grande
Desde então, o modelo teve ao menos quatro gerações. Portanto, fez tanto sucesso que a Itapemirim criou a Teconbus, para produzir o ônibus de três eixos. Assim, o primeiro modelo com o nome tribus foi lançado em 1981.
Assim, esses ônibus eram feitos sobre os chassis Mercedes-Benz O 355 e O 362. Inicialmente, a carroceria era Ciferal Dinossauro. Porém, mais tarde a empresa passou a utilizar a Nielson Diplomata
Depois, em 1984, chega a segunda geração. Assim com a primeira geração, os chassis eram da Mercedes-Benz. Porém, eram O370 e O371 com ar-condicionado e serviço leito
A princípio, o novo Tribus já está em operação entre São Paulo e Campina Grande (PB). Em seguida, passará a fazer a linha entre São Paulo e Rio de Janeiro. Depois, será incorporado a outros itinerários fetos pela Itapemirim.