A Irizar vai levar à Latbus, maior evento do setor de transporte de passageiros da América Latina (leia mais, abaixo), o i6S Efficient. Segundo a fabricante de origem espanhola, sua nova geração de carroceria chama a atenção por garantir maior eficiência. Afinal, tem tara até 30% menor que as equivalentes, o que pode contribuir com a redução do consumo de diesel em cerca de 13%, de acordo com a empresa.
Nesse sentido, a nova carroceria do i6S Efficient tem inovações no desenho da dianteira e teto, conforme a Irizar. Do mesmo modo, o modelo traz câmeras no lugar dos espelhos retrovisores externos. Como resultado, essa solução, aliada ao teto redesenhado e as laterais abauladas, reduziram o arrasto.
VEJA TAMBÉM
Chassi Iveco Bus a gás chega ao Brasil na próxima semana
Ônibus e caminhões respondem por metade das mortes no trânsito
Caminhoneiros dão nota 2 para as condições de trabalho no Brasil
Vale lembrar que até então uma das marcas registradas da Irizar eram justamente os grandes espelhos retrovisores. Porém, no i6S Efficient as câmeras externas, bem como as telas que reproduzem as imagens captadas, são itens de série.
Publicidade
Além disso, o modelo pode vir com sistema eletrônico de assistência ao motorista ADAS, entre outros equipamentos avançados. No mesmo sentido, há várias opções de revestimentos dos bancos, assim como salão para passageiros ampliado em 300 mm, de acordo com a fabricante.
A estação de trabalho do motorista também foi redesenhada e recebeu novos materiais no acabamento. Assim, a marca informa que houve redução de ruído e vibrações. Na versão Plus, a capacidade de carga do bagageiro é de 21 m³, de acordo com a Irizar.
Novo Irizar pode encarroçar chassis de MB, Scania e Volvo
Segundo o diretor-comercial da Irizar Brasil, Abimael Parejo, uma das principais preocupações foi com a redução de peso. “Por isso, nosso desafio foi substituir a espessura (de materiais) por tecnologia. Nesse sentido, utilizamos aço mais fino, mas que entrega a mesma resistência (do convencional)”, diz.
Inicialmente, o modelo, que já roda em países da Europa, vai ser vendido no Brasil, Chile e Peru. Para isso, pode ser encarroçado em chassis de Mercedes-Benz, Volvo e Scania, por exemplo. Ou seja, terá opção de carroceria de 14 metros de comprimento.
Irizar estuda opção de eletrificação no Brasil
Ainda sobre o coeficiente aerodinâmico, o teto mais alto faz parte da nova identidade visual dos veículos da Irizar. Com isso, nesse espaço vai ser possível instalar os pacotes de baterias dos ônibus eletrificados, cuja demanda começa a crescer sobretudo na Europa.
Seja como for, a empresa informa que pode oferecer essa solução também no Brasil. Embora o foco da companhia seja o transporte rodoviário de passageiros, a marca não descarta investir em ônibus urbanos no Brasil. Segundo Parejo, o Brasil tem forte potencial para eletrificar o setor de fretamento, sobretudo em empresas como mineradoras, por exemplo.
Latbus 2024 vem aí
A Latbus vai de 6 a 8 de agosto. O evento foca profissionais do setor e, portanto, não há cobrança de ingressos. Porém, para participar o interessado deve preencher um cadastro no site da feira. De acordo com a empresa responsável pelo local do evento, há bicicletário com 430 vagas grátis, assim como 6.500 vagas de estacionamento, com preços a partir de R$ 80 para automóveis, pelo período de 12 horas.
Serviço
Feira Latinoamericana do Transporte (Latbus)
6 de agosto, das 13h às 22h
7 e 8 de agosto, das 9h às 22h
São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Água Funda, São Paulo