Notícias

Frota elétrica cresce em São Paulo com 95 novos ônibus Marcopolo Attivi

Ônibus elétricos da Marcopolo entregues à Sambaíba Transportes Urbanos serão operados na zona norte de São Paulo

Redação

26 de jul, 2025 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Marcopolo, Attivi, São Paulo
Ônibus elétrico Marcopolo Attivi Low Entry pode transportar 80 passageiros
Crédito:Marcopolo/Divulgação

A Marcopolo entregou 95 carrocerias de ônibus elétricos do modelo Attivi Low Entry para a Sambaíba Transportes Urbanos, uma das maiores operadoras do sistema municipal de São Paulo. Os veículos serão usados em linhas na zona norte da cidade e representam a maior entrega já feita pela encarroçadora nesse segmento.

A empresa de Caxias do Sul (RS) montou os ônibus sobre os chassis Mercedes-Benz eO500 U, específico para aplicações elétricas. De acordo com a Marcopolo, cada ônibus mede 13,25 metros e transporta até 80 passageiros, sendo 28 sentados e 52 em pé. Além disso, a configuração inclui ar-condicionado, câmeras internas, elevador para cadeirante, quatro portas de acesso e carregadores USB no salão.

A Sambaíba vai empregar os novos veículos em rotas definidas pela SPTrans, dentro do plano de renovação da frota com foco em redução de emissões poluentes. A Marcopolo projetou o Attivi Low Entry conforme os padrões exigidos para o transporte coletivo em São Paulo, incorporando soluções que facilitam a manutenção e aproveitam melhor o espaço interno.

Marcopolo, Attivi, São Paulo
Modelo tem espaço para 28 passageiros sentados e 52 em pé - Marcopolo/Divulgação

Marcopolo amplia presença no mercado de ônibus elétricos

O Attivi foi a primeira carroceria da Marcopolo dedicada a ônibus elétricos. Atualmente, a empresa oferece duas versões do modelo: uma desenvolvida em parceria com montadoras de chassis, como a Mercedes-Benz, e outra chamada Attivi Integral, que utiliza motorização própria e componentes produzidos no Brasil.


O Attivi Integral transporta até 81 passageiros e tem autonomia de até 250 quilômetros. A recarga completa leva cerca de quatro horas, segundo a fabricante. De acordo com a Marcopolo, as baterias e sistemas eletroeletrônicos utilizados no modelo são produzidos no Brasil.

A Marcopolo não revelou novos contratos, mas afirmou que outras negociações estão em andamento com operadores que planejam eletrificar parte de suas frotas.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião