Os tradicionais ônibus escolares amarelos que circulam nos Estados Unidos estão em fase de transição energética, com a troca de modelos a diesel por elétricos. Conforme dados do Electric School Bus Data Dashboard, mais de 13.000 veículos com motorização elétrica estão “comprometidos” para atuar em 1.572 distritos escolares e operadores de frotas desse tipo.
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O levantamento da organização considera concessões (quando aprovam o financiamento para a compra do ônibus), encomendas, entregas e veículos operacionais. Atualmente, cerca de 5.000 ônibus escolares elétricos estão em operação nos EUA, de acordo com a mesma fonte. Apesar do avanço recente, o volume de veículos comprometidos corresponde a apenas 2,8% da frota total de ônibus escolares do país, que soma 492.627 unidades.
Segundo a organização, mais de 21 milhões de crianças dependem de veículos escolares nos EUA. No entanto, mais de 90% desses veículos utilizam combustíveis fósseis, principalmente diesel. Os modelos elétricos em operação no país transportam aproximadamente 254 mil estudantes em diversos estados.
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Programa federal impulsiona o avanço de ônibus escolares elétricos nos EUA
A eletrificação dos ônibus escolares nos EUA segue uma tendência ascendente, com um número crescente de compromissos para a adoção de modelos elétricos. Em 2024, distritos escolares e operadores de frotas confirmaram compromissos para adquirir 4.500 veículos, um aumento significativo em comparação aos 3.536 de 2023 e 3.288 de 2022.
Políticas públicas e fontes de financiamento, como o programa federal Clean School Bus Program (Programa de Ônibus Escolares Limpos), impulsionaram esse avanço nos EUA. Ao todo, essas iniciativas já contribuíram para a entrega de 2.214 ônibus elétricos até o momento.
Entretanto, o setor enfrenta desafios econômicos, como exemplificado pelo pedido de proteção de crédito da Lion Electric, líder na venda de ônibus escolares elétricos na América do Norte. A despeito desses obstáculos, a crescente adoção de modelos elétricos reflete a demanda por soluções mais sustentáveis e econômicas, sobretudo nos estados que apoiam iniciativas de zero emissão de CO2.