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Empresa alemã quer usar linhas aéreas de energia para recarregar ônibus elétricos

Solução aproveita linhas aéreas de energia já instaladas em sistemas de transporte público para reduzir custos com a recarga de ônibus elétricos

Thiago Vinholes

28 de mai, 2025 · 4 minutos de leitura.

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Sistema k.Charger aproveita a infraestrutura de linhas aéreas de energia usadas por VLTs e trólebus
Crédito:Kiepe Electric/Divulgação

A Kiepe Electric, empresa alemã especializada em sistemas de eletrificação, está desenvolvendo um dispositivo para recarregar ônibus elétricos utilizando a infraestrutura de linhas aéreas de energia já presentes em cidades que operam VLTs ou trólebus. Segundo a companhia, a proposta pode reduzir investimentos em novas estações de recarga, bem como diminuir a sobrecarga da rede elétrica convencional.

Em vez de instalar carregadores ligados diretamente à rede de 50 Hz, a empresa propõe usar a catenária de 750 VCC já utilizada por veículos ferroviários. Conforme anunciado pela Kiepe, essa abordagem permite que operadores de transporte público aproveitem a infraestrutura existente, reduzam custos e acelerem a transição energética.

Sistema piloto já funciona em cidades da Suíça e da Alemanha

Para viabilizar a solução, a empresa desenvolveu o sistema modular k.Charger, voltado à infraestrutura de carregamento para frotas urbanas. A tecnologia permite instalar pontos de recarga em garagens ou ao longo da rota, conectando os módulos diretamente à linha aérea existente ou a uma estação retificadora.

O k.Charger já opera em fase piloto em St. Gallen, na Suíça, e em Erfurt, na Alemanha. Nessas cidades, os testes avaliam o desempenho da recarga por linhas aéreas de energia em ambientes reais.

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Kiepe Electric/Divulgação

Além disso, a Kiepe projetou o sistema para operar em áreas com restrições urbanas. O sistema de resfriamento a água reduz o ruído dos carregadores, o que permite instalá-los próximos a áreas residenciais sem causar incômodo. De acordo com a empresa, essa solução amplia as possibilidades de uso de ônibus elétricos em cidades densamente povoadas.

Infraestrutura se adapta a garagens e centros logísticos

Outro diferencial da proposta está na flexibilidade da instalação. Em vez de exigir adaptações complexas no local, a infraestrutura k.Charger se ajusta às condições das garagens de ônibus ou centros logísticos já existentes. Ainda segundo a empresa, modularidade do sistema também permite realizar manutenção remota e facilita o gerenciamento do carregamento.

De acordo com Sandro Maciocia, diretor da divisão suíça da Kiepe Electric e chefe da unidade de negócios voltada à infraestrutura de carregamento, a empresa desenvolveu a solução com base em décadas de experiência com tecnologias de tração elétrica para ônibus e veículos ferroviários. “Focamos em tecnologia e qualidade e contribuímos de forma significativa para a transição da mobilidade por meio do uso sustentável de recursos”, afirma.

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