Notícias

Eletra entrega o milésimo ônibus elétrico de São Paulo

Veículo da Eletra completa a marca de mil ônibus elétricos em operação na capital paulista, a maior frota do tipo na América Latina

Thiago Vinholes

06 de nov, 2025 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Eletra, São Paulo,
Com entrega de novo lote da Eletra, São Paulo superou a marca de mil ônibus elétricos em operação
Crédito:Eletra/Divulgação

São Paulo superou neste mês a marca de 1.000 ônibus elétricos em operação no sistema municipal de transporte. Atualmente, a capital paulista é a cidade com a maior frota de veículos elétricos do Brasil e a segunda da América Latina, atrás apenas de Santiago do Chile. O milésimo veículo do município foi entregue pela Eletra Industrial, empresa de São Bernardo do Campo (SP).

O ônibus é um modelo de 15 metros, com plataforma Scania e carroceria Caio, e será operado pela Transppass, em uma linha que conecta a zona Oeste ao centro da cidade.

"A Eletra é a principal fornecedora de ônibus elétricos para São Paulo, liderando o mercado. O número 1.000 mostra que a capital paulista está na vanguarda dos transportes" , disse a presidente da Eletra, Milena Braga Romano.

Com a entrega do lote mais recente da Eletra no começo de novembro, a frota de ônibus elétricos de São Paulo chegou a 1.009 unidades, sendo 820 a bateria e 189 trólebus. Além dos modelos da empresa, também estão em serviço na cidade veículos a bateria da BYD, Higer e Mercedes-Benz.

Eletra tem novos chassis e consultoria para frotas elétricas

O marco ocorre após a Eletra ter apresentado três novidades no setor de eletromobilidade, durante o evento Arena ANTP 2025, em São Paulo, neste mês. Entre os lançamentos, está a primeira linha de chassis de ônibus elétricos brasileira, desenvolvida e produzida pela própria empresa. A nova família abrange modelos de 11,5 a 23 metros, cobrindo desde linhas alimentadoras até veículos superarticulados de alta capacidade, todos com piso baixo e voltados para operação urbana e metropolitana.


Além disso, a empresa lançou o Eletra Consult, um serviço de consultoria técnica para auxiliar gestores públicos e frotistas na implantação de frotas elétricas. O programa inclui diagnóstico da rede elétrica, adequação de garagens e terminais, identificação de linhas de financiamento e o planejamento operacional e de manutenção.

Parceria com a WEG para motores e baterias

Em parceria com a WEG, a Eletra apresentou também uma nova geração de motores elétricos e baterias. Conforme informações divulgadas pela empresa durante a Arena ANTP 2025, os novos componentes tornam os veículos cerca de 350 kg mais leves.

Segundo a Eletra, o alto índice de nacionalização dos chassis e sistemas elétricos de seus veículos facilita o acesso a linhas de financiamento públicas, como o BNDES e o Finame, voltadas a projetos de economia verde.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião