A Daimler Buses vai exibir novas soluções em veículos elétricos e serviços durante a Busworld Europa 2025, que acontece entre 4 e 9 de outubro em Bruxelas, Bélgica. A programação inclui a estreia mundial do ônibus elétrico Mercedes-Benz eIntouro e a apresentação da quarta geração de baterias NMC4 para a linha eCitaro.
- VEJA MAIS:
- Mercado de caminhões recua 20% em agosto, mas exportações triplicam
- Caminhoneiros surdos querem espaço nas estradas e desafiam preconceito
- Venda de ônibus cai em agosto, mas mantém alta em 2025
O eIntouro será apresentado como o primeiro ônibus intermunicipal elétrico da Mercedes-Benz. O modelo utiliza baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) e motor central. De acordo com o fabricante, o veículo estará disponível em duas versões, de 12,18 metros e 13,09 metros de comprimento.

Ainda segundo a Daimler Buses, o novo eInteuro pode receber atualizações de software à distância, por meio de conexão móvel, sem a necessidade de parar numa oficina. Além disso, essa tecnologia, conhecida como OTA (over the air), é inédita em ônibus europeus.
Baterias NMC4 chegam ao eCitaro
Outro destaque do grupo alemão é a nova geração de baterias de níquel-manganês-cobalto (NMC4). A empresa anunciou que introduzirá o equipamento nos modelos Mercedes-Benz eCitaro, eCitaro G, eCitaro K e eCitaro Fuel Cell a partir de 2026. De acordo com o fabricante, a NMC4 suporta recargas convencionais de 150 kW quanto rápidas de até 300 kW.

No campo dos serviços, a Daimler Buses anunciou o lançamento de programas de recondicionamento de baterias de ônibus elétricos. A partir de 2026, também será oferecida a substituição por baterias de nova geração.
Serviços digitais e infraestrutura de recarga
A companhia também lançou a marca Omniplus Charge, voltada ao planejamento e implementação de infraestrutura de recarga. Conforme anunciado pela Daimler, o trabalho pode incluir desde estudos de viabilidade até a instalação de sistemas completos de carregamento e armazenamento de energia.
No segmento digital, a Omniplus passará a oferecer um pacote de serviços incluído em todos os novos ônibus da Daimler Buses. O acesso será gratuito por três anos para veículos a diesel e seis anos para os elétricos. Entre as soluções estão o monitoramento remoto de baterias, sistemas de geofencing para controle automático de velocidade em áreas delimitadas, bem como atualizações de software OTA.