Fabricado exclusivamente para serviço no continente africano, em 1989, o DAF Citytrain ainda é considerado um ônibus excepcional. Afinal, graças aos seus 32,2 metros de comprimento, ganhou registro no Livro dos Recordes. O modelo é o mais comprido do mundo.
O ônibus foi uma encomenda realizada pelo governo da República do Congo à DAF. Na época, considerada a fabricante capaz de produzir um veículo chassi robusto, capaz de suportar muitos passageiros. Afinal, na época, 5 milhões de pessoas viviam em Kinshasa, capital daquele País.
VEJA TAMBÉM
Scania já vendeu 60% da produção do primeiro trimestre
Veja os melhores games de caminhões de 2024
Motorhome com preço de R$ 8 mi é mansão sobre rodas
Publicidade
O modelo, mesmo não sendo mais fabricado, supera todos os ônibus convencionais atualmente fabricados. Para efeito de comparação, um ônibus superarticulado no Brasil, que roda no sistema BRT, mede 23 metros. E oferece capacidade para um máximo de 160 passageiros
DAF Citytrain
Seja como for, isso significa que o DAF Super CityTrain é bem maior. Por isso, na época, o ônibus era capaz de transportar confortavelmente até 350 passageiros. Sendo cerca de 170 sentados. Embora há informações que em seu pico máximo (com passageiros em pé e bem apertados) o veículo poderia ultrapassar 400 pessoas.
Seja como for, seu peso vazio, girava em torno de 28 t. Até aí, se comparar com veículos elétricos, os ônibus atuais com a tecnologia têm PBT de 41 t. Como é o caso do BYD D11B, de 22 metros articulado.
Mas, no caso do DAF, essa característica relacionada ao seu PBT, ocorre porque o modelo foi produzido de uma forma diferente. Na verdade, um trator puxava todo o salão do ônibus. Assim, o veículo tinha duas partes.
Na configuração padrão chamada “CityTrain”, o ônibus consistia em um trailer de passageiros York produzido com 14 metros de comprimento. Além de um trator DAF FT2600 4x2. Modelo com cabine estendida e teto baixo. Sua função era rebocar o ônibus que tinha saída dos dois lados do veículo. Por isso, o nome City Train.
Seja como for, foram fabricadas apenas duas versões do DAF CityTrain. O primeiro foi equipado com um único reboque. Portanto, muito parecido com os ônibus convencionais de até 80 passageiros. Enquanto que o segundo por ser maior, ganhou o nome “Super” E a fama de o ônibus mais longo do mundo.