O Concept Bus é um ônibus diferente de qualquer outro da Marcopolo. Em vez de transportar passageiros, ele leva ideias. Dentro dele, há uma variedade de poltronas, tecidos, revestimentos, sistemas de iluminação e outros equipamentos que transformam o veículo em um showroom sobre rodas. O modelo percorre o Brasil em eventos e encontros com clientes, que podem conhecer de perto cada uma das soluções de conforto e tecnologia desenvolvidas pela marca gaúcha.
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Baseado na plataforma do ônibus rodoviário Marcopolo G8 com carroceria Paradiso 1800DD, o Concept Bus foi criado para aproximar os clientes das inovações da fabricante. “O Concept Bus nasceu como uma forma de levar a experiência do passageiro para dentro do processo de decisão dos clientes, permitindo que cada um veja, toque e compare as opções disponíveis”, disse Alexandre Cervelin, gerente comercial para o mercado interno da Marcopolo, em entrevista ao Estradão.
O Concept Bus que circula atualmente é a quarta geração do projeto. A empresa iniciou a série em 2022, sempre baseada na plataforma do G8 Paradiso 1800DD. A versão mais recente entrou em operação em outubro e segue o ritmo de atualização adotado pela fabricante, que renova o veículo, em média, a cada seis meses para incorporar novos itens e aprimorar a experiência de apresentação.
“O projeto evolui junto com os produtos da Marcopolo. A cada nova versão do Concept bus, buscamos trazer o que há de mais recente em design e tecnologia, para que o cliente veja de perto o que estamos desenvolvendo e possa contribuir com suas percepções”, explicou Cervelin.

Concept Bus ajuda clientes e a Marcopolo a definir interiores
O Concept Bus também funciona como uma fonte de informações para o desenvolvimento de novos produtos. De acordo com o gerente comercial da Marcopolo, as observações feitas durante as visitas de clientes ajudam a direcionar ajustes em ergonomia, materiais e soluções de conforto. “Quando o cliente entra no ônibus e aponta o que funciona melhor para o tipo de viagem que ele faz, essa percepção volta para o nosso time de engenharia. É um processo contínuo de troca que melhora o produto final.”
Conforme Cervelin, o retorno obtido nessas demonstrações já resultou em alterações de projeto e em novas combinações de acabamento. O gerente, por exemplo, ajustes em poltronas, revestimentos e sistemas que surgiram a partir das sugestões apresentadas por operadores e frotistas durante as visitas. “Em uma das mostras recebemos o pedido para aumentar o apoio lateral de uma poltrona usada em linhas rodoviárias longas. A mudança foi incorporada na versão seguinte do G8”, comenta.
Além disso, o ônibus facilita a etapa de definição dos clientes sobre as configurações internas dos veículos antes da compra. “No Concept Bus, o cliente passa por uma imersão. Ver e testar as opções dentro do ônibus muda completamente a percepção. Dessa forma, muitos detalhes que passam despercebidos no catálogo se tornam decisivos quando o cliente experimenta ao vivo”, disse Cervelin.
Showroom sobre rodas é raro no setor de ônibus
Projetos como o Concept Bus são incomuns entre fabricantes de ônibus. No setor de transporte rodoviário, as empresas geralmente apresentam seus produtos por meio de catálogos, mostruários de peças ou visitas às fábricas. O conceito, por outro lado, é comum na aviação. Fabricantes como Embraer e Airbus, por exemplo, possuem jatos de demonstração com elementos variados na cabine para exibições em feiras e companhias aéreas. "Estou no setor há muitos anos, participei de feiras ao redor do mundo, e nunca vi um ônibus como o nosso", disse o gerente comercial da Marcopolo.
Ainda de acordo com Cervelin, o Concept Bus é uma ferramenta para promover o G8, hoje o único ônibus rodoviário com presença em todos os continentes. “O G8 é o único ônibus rodoviário vendido mundialmente. A plataforma é usada em diferentes mercados e serve de base para veículos adaptados a normas e preferências regionais. Com o ônibus de demonstração, apresentamos nossas soluções aos clientes de forma prática, aproximando o desenvolvimento de produtos das demandas reais dos passageiros, que sempre são o foco principal dos nossos projetos.”